terça-feira, 17 de maio de 2011

A arte de... Se inspirar na Moda do Cinema

Filmes e suas personagens podem se tornar ícones por vários motivos. Sejam frases de efeito que retumbam dentro de nós, como Scarlett O'Hara dizendo que "Nunca Mais Passará Fome" ou DiCaprio gritando ser "O Rei do Mundo"... mas isso dá um outro especial; sejam por cenas belamente montadas os cenografadas, como a dança de Memórias de Uma Gueixa ou a banheira sensual de Beleza Americana ou mesmo pelo figurino que marca época, situa uma geração e pode, mesmo depois de anos, ser sinal de bom gosto e inspiração para releituras. Separamos então alguns filmes que destacam-se não somente pela história, mas pelo visual que ainda hoje é ícone em sua forma.

01 - BONEQUINHA DE LUXO

Audrey Hepburn não só transformou a joalheria Tiffanys numa referência mundial como foi ao ápice com seu pretinho básico nessa abertura do belo filme inspirado no livro de Truman Capote. O filme conta a história de Holly Golightly (Audrey Hepburn), uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany`s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica. Não somente seu vestido preto, Audrey dá um show de vestidos e conjuntos que sobrevivem ao tempo.

02 - LA DOLCE VITA

A moda italiana encontra um filme que marcou o cinema Da Bella Italia dos anos 60 e que vem sendo rebuscada ainda hoje. No filme, os dois lados da moda, um mostrado pelo ícone Marcello Mastroianni e seus ternos de cortes baixos, tecidos leves, o preto e o branco classissíssimos e as gravatas finas com óculos escuros. E com Anouk Aimee fazendo uma rica entediada, modelos de vestidos que dão de 10 em muitas obras da alta costura. O filme é sobre um jornalista que escreve fofocas para os tablóides sensacionalistas. Ele anseia ser um escritor sério mas, como tantos, nunca consegue escrever qualquer coisa mais profunda além do que ele normalmente escreve para viver. Em uma boate Marcello conhece uma herdeira rica, Maddalena (Anouk Aimée), que sofre por sentir um enorme tédio pois tudo a chateia, e ela constantemente está à procura de excitações novas. Juntos pegam uma prostituta e passam a noite fazendo um menage à trois no quarto da meretriz. Quando Marcello volta para casa encontra sua costumeira amante, Emma (Yvonne Furneaux), que tinha tomado uma overdose de pílulas para dormir. Marcello se apressa em levá-la até o hospital onde ele fica seguro que Emma se recuperará, apesar dela estar ainda muito deprimida. Marcello então corre para cobrir no aeroporto a vinda de Sylvia Rank (Anita Ekberg), uma nova atriz de Hollywood. Logo Marcello fica mais íntimo de Sylvia e é tudo que ele deseja, pois está totalmente fascinado pela beleza dela. Com os principais pontos turísticos da Itália e a moda que nos arrepia.

03 - COCO ANTES DE CHANEL

Entender o que levou um ícone da moda como Coco Chanel a buscar sua inspiração seria uma tarefa difícil, mas o longa de 2009 com a ótima Audrey Tatou consegue recriar o clima e as obras de Chanel belamente, além de segurar sua história de maneira interessante. Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada, junto com a irmã Adrienne (Marie Gillain), em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época. Ótima oportunidade de copiar os famosos casaquinhos e calças da estilista.

04 - ABAIXO AO AMOR

O filme de 2004 é uma homenagem aos filmes dos anos 60 e sua moda, música e costumes. No ritmo colorido e divertido da década, Renée Zellweger e Ewan McGregor dão um show de figurinos da época, muito tweed, muitas combinações, muito tom sobre tom e jaquetas lindas nesse nostálgico romance que enfoca a onda feminista da época. Barbara Novak (Renée Zellweger) é uma escritora feminista que, em plenos anos 60, escreve um best-seller chamado "Abaixo o Amor", no qual aconselha mulheres desiludidas com a vida amorosa a manterem apenas relacionamentos casuais, focando mais a conquista do sucesso profissional e sua própria independência. O tremendo sucesso do livro faz com que Catcher Block (Ewan MacGregor), um repórter mulherengo e sedutor, decida se envolver com Barbara apenas para preparar um artigo e mostrar ao mundo que ela nada mais é do que uma fraude.

05 - OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM

Mais moderno e bem antenado com o mundo consumista de hoje, a produção mostra uma mulher que não sabe controlar seu cartão de crédito, mas que as espectadoras vão concordar que sabe como gastar. Durante a comédia, a atriz desfila uma infinidade de sapatos, encharpes, vestidos, casacos de dar água na boca e com as principais tendências do mercado atual. Nova York. Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma garota que adora fazer compras. Seu grande sonho é um dia trabalhar em sua revista de moda preferida, mas ela no máximo consegue chegar na porta do local. Até que um dia ela consegue emprego como colunista em uma revista de finanças publicada pela mesma editora. Quando enfim seu sonho está prestes a ser realizado, ela faz de tudo para que seu passado não venha à tona.

06 - O AVIADOR


Martin Scorcese sabe fazer um filme grandioso. E um filme de época merece um figurino a sua altura, ainda mais quando entre suas personagens estão um dos maiores milionários da história dos Estados Unidos, o excêntrico Howard Hughes e seus affairs como Katharine Hepburn e Ava Gardner. O filme capricha nos visuais, com vestidos suntuosos, passando pela fase "machinho" de Hepburn e suas jaquetas e calças balonet e DiCaprio vai do clássico ao casual chique com calça cáqui e blazer de tweed e o inspirados visual da aviação dos anos 50. No filme, Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor texano, deixou para ele. Pouco depois ele se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani), e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como "Hell's Angels", que dirigiu.

07 - CHICAGO

O jazz e os anos 30 em sua melhor fase cinematográfica neste musical de tirar o fôlego. Paetês, vestidos curtos, ternos italianos da melhor estirpe e chapéus, boinas, sapatos, penas e encharpes para encher os olhos completam a sua fonte de inspiração nessa clássica época da moda mundial. No filme, Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones) é uma famosa dançarina que é também a principal atração da boate onde trabalha. Após matar seu marido, Velma entra em uma seleta lista de assassinas de Chicago, a qual é controlada por Billy Flynn (Richard Gere), um advogado que busca sempre se aproveitar ao máximo da situação. Ao contrário do se esperava, o assassinato faz com que a fama de Velma cresça ainda mais, tornando-a uma verdadeira celebridade do showbizz. Enquanto isso a aspirante a cantora Roxie Hart (Renée Zellweger) sonha com um mundo de glamour e fama, até que mata seu namorado após uma briga. Billy fica sabendo do crime e decide adiar ao máximo o julgamento de Velma, de forma a poder explorar os dois assassinatos ao máximo nos jornais. Assim como ocorreu com Velma, Roxie também se torna uma estrela por causa de seu crime cometido, iniciando uma disputa entre as duas pelo posto de maior celebridade do meio artístico.

08 - MATRIX

Um visual no mínimo exclusivo marcou o final dos anos 90 e criou muitos adeptos. O preto encontrou o preto por cima do preto, o couro voltou e sobretudos viraram febre, sempre com um óculos escuros de design moderno para fechar. Gótico, modernoso e cibernético, Matrix conseguiu criar uma marca com seu figurino, e o melhor, facilmente encontrado nas lojas. Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

09 -A ORIGEM

É muito comum, quando um filme chama demais a atenção pelos efeitos especiais ou pela história complexa, que poucos espectadores se atenham a detlahes menos chamativos como o figurino. Mas Christopher Nolan acerta a mão em vários quesitos nessa super produção incluindo na vestimenta de suas personagens. Vestidos envelope, casacos femininos modernos, camisas com golas penduradas, ternos de corte longo, coletes masculinos lindos, sapatos italianos de primeira linha e longos sem ombro de manga são alguns exemplos do vasto campo explorado neste mundo dos sonhos. Na trama, Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

10 - DIREITO DE AMAR

Quando um filme é dirigido por um dos estilistas mais abusados e ao mesmo tempo elegantes da atualidade como Tom Ford e em uma década caprichada na moda como a passagem dos anos 60 e 70, era de se esperar que as roupas se destacassem. Seja pelos óculos Ray Ban, pelas gravatas fininhas, pelo uso do preto com o branco em vestidos de gola rente e o vermelho cá e lá, o filme tem belos exemplos de uma moda que merece voltar. Na trama, George (Colin Firth) é um professor de inglês, que repentinamente perde seu companheiro de 16 anos. Sentindo-se perdido e sem conseguir levar adiante sua vida, ele resolve se matar. Para tanto passa a planejar cada passo do suicídio, mas neste processo alguns pequenos momentos lhe mostram que a vida ainda pode valer a pena.

Vale assistir os filmes acima não só pelo visual, mas pelo fato de que assisti a todos e os recomendo. Grandes filmes, grandes figurinos, grandes artistas.

Post dedicado a minha querida Chris Benassi e seu blog de moda e comportamento http://ehtrendy.blogspot.com/

Um comentário:

Christy Benassi disse...

Raphinha, meu amor.
Que post tudo de bom!
Dessa lista maravilhosa só faltou Sex and the City, outro filme ícone de moda e tendência.
Bonquinha de luxo será pra sempre meu queridinho nesse aspecto, sonho com o dia de me vestir assim e sair pelas ruas com minhas luvinhas e tudo mais..rs
Um beijo amado!