quarta-feira, 11 de maio de 2011

Especial - 10 Filmes Feitos pra TV que você deve Ver

Não precisamos ir a muito tempo atrás para lembrarmos que, quando ouvíamos falar de filmes feitos para TV relacionávamos a produções fraquinhas que víamos na Sessão da Tarde ou aqueles suspenses água-com-açúcar que passam no SuperCine. Mas o fato é que, graças em grande parte à HBO e seu investimento gigantesco nessas produções, hoje em dia filmes feitos para TV geralmente são história mais complexas, a maior parte reais que encontrar na TV o espaço e a abertura que o cinema não daria e nos mostram ser grandes filmes que talvez você nem tenha ouvido falar, mas que vale uma procurada na videolocadora para curtir no local onde eles foram imaginados: sua casa.

#01 - QUASE DEUSES

Essa belíssima produção estrelada pelo grande ator britânico Alan Rickman (o professor Snape de Harry Potter) e Mos Def (de 16 Quadras) é um achado para quem gosta de grandes histórias em produções de qualidade. Mos Def é um marceneiro, que é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Consegue então emprego de faxineiro, trabalhando para Alan Rickman, um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico. Uma história real, linda e humana em sua essência.

#02 - TEMPLE GRANDIN

Uma obra que deu a Claire Danes (a Julieta do Romeu de Leonardo DiCaprio) todos os prêmios possíveis e imagináveis, com toda a razão e quando você asssitir te desafio a não se emocionar e até ir às lágrimas com essa história de vitória sobre o autismo. O filme é uma cinebiografia da jovem autista Temple Grandin (Claire Danes) que tinha sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana. Um filme incrível, lindo e emocionante.

#03 - GREY GARDENS

Drew Barrimore e Jessica Lange ficaram disputando os prêmios de destaque nessa história complexa que destacou a ótima interpretação de ambas em uma história controversa e incrível. Trinta e cinco anos do famoso documentário dos irmãos Maysles – GREY GARDENS do luxo à decadência – oferece uma visão única, por trás dos bastidores, de “Big Edie” e de “Little Edie” Bouvier Beale, duas famosas excêntricas que eram parentes de Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis e moradoras de uma decadente mansão em Hamptons. Jessica e Drew são as reclusas mãe e filha, cujos gostos pouco convencionais e rebelião social transcenderam a opinião pública e forjaram um laço único e inquebrável. O Filme é focado em suas glamourosas e endinheiradas vidas, bem antes da realização do documentário, e nas circunstâncias que as levaram à decadência. Um estudo interessantíssimo sobre a reclusão e a loucura.

#04 - BERNARD E DORIS

Junte dois grandes atores, Susan Sarandon (a vilã de Encantada) e Ralph Fiennes (Voldemort em Harry Potter) e uma ótima história de patrão e empregado e temos um filme divertido, emocionante e muito bem produzido. Inspirado na verdadeira história da bilionária da indústria do tabaco, Doris Duke, e seu devotado mordomo irlandês Bernard Lafferty. Depois de atravessar um relacionamento fracassado, Doris encontra Lafferty, recém-saído da reabilitação e sem um tostão no bolso. Ela o contrata para ser seu mordomo e ele passa a maior parte do tempo tentando convencer sua exigente patroa a mantê-lo no emprego. Dirigido por Bob Balaban, o filme efetivamente captura a elegância de uma época áurea, acompanhado por uma trilha de incontáveis sucessos como ?The Best Is Yet To Come?, de Peggy Lee. Bernard and Doris narra o belo e enternecedor conto sobre uma dupla pouco convencional, formada pela princesa da high society e seu paupérrimo e imperfeito mordomo.

#05 - A VIDA E A MORTE DE PETER SELLERS

O excelente Geoffrey Rush (de O Discurso do Rei) estrela essa amalucada, intensa e fantástica biografia do ator Peter Sellers, famoso mundialmente por seu papel como o detetive Jacques Clousout em Pantera Cor de Rosa. Peter Sellers (Geoffrey Rush) foi criado por sua mãe dominadora, Peg (Miriam Margolyes), e por seu submisso pai, Bill (Peter Vaughan). Ainda jovem descobriu que gostava de atuar. Com o tempo utiliza este dom para se tornar ator e descobre que tem um grande jeito para comédia. No final dos anos 50, alcança fama numa popular série de rádio, "Goon Show", isto lhe abriu as portas para o estrelato no cinema, quando seu ego passou a ser melhor do que ele. Ao trabalhar num filme com Sophia Loren (Sonia Aquino), se apaixona pela grande atriz italiana e deixa Anne (Emily Watson), sua esposa. Quando ficou claro que Loren não queria nada com ele, tem um caso com a substituta da atriz. Profissionalmente sua carreira tem impulso ao aceitar atuar em "A Pantera Cor-de Rosa", que estava sendo dirigido pelo americano Blake Edwards. Da alegria a depressão, a saga desse grande ator, interpretada por outro grande ator.

#06 -  ANGELS IN AMERICA

Esse filme dividido em 4 partes, num total de 3 horas e 40 é uma das maiores produções da HBO e com um dos maiores elencos já reunidos na história. De Al Pacino a Meryl Streep passando por Emma Thompson e Patrick Wilson, a história da chegada da Aids nos Estados Unidos é feita de maneira poética e forte. Em 1985 Ronald Reagan está na Casa Branca e a AIDS se propaga rapidamente, fazendo vítimas sem parar. Em Manhattan, Prior conta para Louis, que foi seu amante por 4 anos, que está com a doença. Joe, um advogado mórmon, tem a chance de trabalhar em Washington, no Departamento de Justiça, e para isto basta que um influente advogado pegue o telefone. Ambos estão contra a parede, pois Roy precisa de alguém de confiança, já que está em uma situação bem embaraçosa. Joe sente vontade de aceitar o emprego, mas antes precisa falar com Harper, sua esposa, que passa os dias tomando Valium e aprendendo sexo na teoria. Os 2 advogados também tem outra coisa em comum: ambos são homossexuais, sendo que o primeiro não assume por razões profissionais e o segundo por viver um conflito interno. No meio disto um anjo convida Joe para ser o profeta da morte.

#07 - QUEM É CLARK ROCKEFELLER?

Essa produção estrelando o protagonista da série Will & Grace, Eric McCormack é facilmente encontrada em DVD e traz uma história real de um dos maiores vigaristas do FBI. Uma história inacreditável de amor, derrota e trapaças. Também conhecido como Christian Karl Gerhartsreiter, Clark Rockefeller usa seu charme para entrar na vida de Sandra Boss e acredita que finalmente adquiriu a identidade perfeita. Mas ela descobre a verdadeira história de Clark, o que faz desmoronar a sua vida e o seu casamento. Clark, então, toma uma medida audaciosa: rapta a própria filha e tenta desaparecer para sempre. Sandra agora terá que enfrentar seu próprio passado e expor a verdade antes que seja tarde demais.





#08 - VOCÊ NÃO CONHECE JACK


Al Pacino chamou a atenção de Hollywood e ganhou vários prêmios com esta outra contribuição para o canal HBO neste filme que fala de um tema complexo, o suicídio assistido. Jack Kevorkian (Al Pacino) sempre defendeu que o ser humano tem o direito de morrer com dignidade, escolhendo a forma como deseja encerrar a vida diante de doenças terminais. Apoiado pelo amigo Neal Nicol (John Goodman) e por sua irmã Margo Janus (Brenda Vaccaro), ele passa a prestar uma “consultoria de morte”. Desta forma, Jack ajudou em mais de uma centena de suicídios assistidos, o que lhe rendeu o apelido de Dr. Morte. Em seu trabalho ele ganha o apoio de Janet Good (Susan Sarandon), a presidente do Hemlock Society, e a ira dos promotores locais, que abrem um processo contra Jack. O responsável por defendê-lo na corte é Geoffrey Fieger (Danny Huston), que precisa lidar não apenas com o processo em si mas também com a cobertura da mídia ao julgamento.

#09 - RECONTAGEM

Não sou muito fã de filmes políticos, principalmente porque o patriotismo americano por vezes me incomoda e me estafa. Mas esta história sbre a eleição que George Bush pode ter roubado ficou no tom perfeito, nada patriótico e sincero e grande parte disso graças aos excelente atores. Quem se lembra do fato nas eleições fica arrepiado em assistir o que ocorreu por detrás dos panos. As eleições presidenciais de 2000 nos Estados Unidos, disputada entre o republicano George W. Bush e o democrata Al Gore, entraram para a história por terminarem virtualmente empatadas – o pleito foi definido graças aos votos da Flórida. Este Recontagem aborda justamente um dos momentos mais dramáticos no desenrolar do assunto, narrando cinco semanas nas quais a Suprema Corte coordenou a recontagem dos votos no Estado, algo que foi acompanhado de perto por todo o país e acabou colocando Bush no poder.

#10 - DANÇANDO PARA A VIDA

Esse drama britânico estrelado por Emma Watson (a Hermione de Harry Potter) é leve, bonito, e fala sobre ser órfão numa época mais difícil. No filme, baseado em obra homônima de Noel Streatfeild, é ambientado na década de 1930 em Londres. É a história das órfãs Pauline, Petrova e Posy Fossil, que são adotadas pelo excêntrico explorador Professor Matthew Brown, e criadas por Sylvia, sua sobrinha altruísta. Quando o Professor desaparece, Sylvia tenta dar conta das despesas alugando quartos para hóspedes cujos atos mudarão suas vidas para sempre. As garotas são matriculadas na escola de teatro e começam a trabalhar nos palcos. Isso combina com os desejos da ambiciosa Pauline, que está ansiosa para atuar, e com a vontade de Posy, uma dançarina nata, mas Petrova, que deseja ser aviadora, sofre com a frustração e o desapontamento. As irmãs juram "colocar seus nomes nos livros de história" e esse desejo mantém a família unida a qualquer preço. A vida no mundo do show business é bem-sucedida, mas corações são partidos e lições aprendidas nesta encantadora história.

Pronto, agora escolha os seus e descubre que nem todo filme que não vai pro cinema não merece nossa admiração!

Nenhum comentário: