sexta-feira, 22 de abril de 2011

Especial - Chocolate no cinema

No clima de Páscoa o blog separa alguns filmes que têm o elemento fundamental dos famosos Ovos em seu enredo. O chocolate que não somente é ligado à figura de um doce, como é relacionado à infância, aos hormônios e até mesmo ao pecado. Então pegue sua caixa de bombons e vem!

CHOCOLATE

Claro que devo começar a lista com esse indicado ao Oscar que tem o elemento vindo do Cacau como principal coadjuvante. Mas para àqueles que ainda não conhecem o filme de Lasse Hallstron, assim como a maioria de seus trabalhos, tece belas histórias e relações humanas sob uma história aparentemente simples. Nesse trabalho, Juliete Binoche é uma chocolateira que se muda com sua filha para pequeno vilarejo e monta uma chocolateria em frente à Igreja local. O problema surge na época da quaresma, quando o padre local decide que o consumo de tais doces é pecado. O filme tem cenas lindas, ótimas atuações e receitas de lamber os dedos.


A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATES

Outro óbvio filme de nossa lista, este tem 2 versões, a primeira de 1971 com o inesquecível Gene Wilder fazendo um Willy Wonka sinistro e por vezes medonho e seus clássicos Oompa Loompas alaranjados. O segundo é uma superprodução de Tim Burton com um Johnny Depp amalucado, efusivo e por vezes brisado com um filme que destaca mais o passado do chocolateiro enquanto 5 crianças sortudas disputam um grande e desconhecido prêmio durante visita à mágica e não tão coerente fábrica.

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE

O belo drama mexicano de Afonso Arau  conta a história de Tita nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro  que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura, a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita. O filme praticamente não tem chocolate, mas a relação poética de que a água é essencial para fazer o chocolate, que está presente em toda sua preparação mas nunca se encontram é vista no roteiro complexo e romântico.


EXPRESSO POLAR

O belo filme de animação natalino traz mensagens maravilhosas não somente sobre o Natal, mas como valorizamos tanto a tradição de presentes e ostentamos seus valores e esquecemos dos verdadeiros valores por trás da fábula do bom velhinho, como a união familiar, a bondade e a crença presente na inocência das crianças. O chocolate é tema de uma das canções do filme sobre menino que é escolhido para visitar o próprio Papai Noel a bordo do Expresso Polar junto com todo o tipo de crianças. Mas para tal encontro ele precisará, durante a viagem, descobrir se de fato acredita no homem que os presenteia. A canção sobre chocolate quente é um dos maiores números musicais do filme.


O DIÁRIO DE BRIDGET JONES


A odisséia da desengonçada, exagerada e romântica Bridget agradou fãs de todos os cantos do mundo. Seu triângulo amoroso com o cafajeste, mas irresistível Daniel Cleaver e o certinho e por vezes irritante Mark Darcy é banhado por muitos sucessos do pop romântico e pelas idas e vindas da dieta de Jones. Como esquecer da cena da solitária bridget cantando All By Myself e se empanturrando de bombons, os melhores amigos das mulheres nesses momentos? Clássico!




MY FAIR LADY

Hoje acessível e em diversos tipos, chocolates são consumidos por todas as classes e idades. Mas nem sempre foi assim. Neste musical clássico baseado no conto de Pigmaleão, Eliza Doolitle (a encantadora Audrey Hepburn) é uma pobre florista que sonha com uma vida de glamour. E sua chance pode estar nas mãos de excêntrico professor de linguística que a convida para um experimento: ele quer provar que através da linguagem (corporal e falada) Eliza pode sim se passar por uma dama da sociedade. O chocolate está presente como uma regalia vivenciada pela high-society, destacada em canções como "Woudn't it be Loverly" e no relacionamento entre púpila e mestre, sendo Eliza torturada pela vontade de comer os tais docinhos, que são retidos pelo professor até que ela alcance o que ele propõe. E além de tudo isso, é um filme lindo.

Com esses 6 filmes você já pode fazer sua sessão especial e convidar o coelhinho, que está nos cinemas com HOP - Rebelde sem Páscoa, para uma sessão regada ao creme expesso e escuro que tanto amamos.

Nenhum comentário: