terça-feira, 22 de março de 2011

Especial - Os Sete Pecados Capitais no Cinema

Desde que São Tomás de Aquino entregou ao mundo a lista definitiva dos Sete Pecados Capitais, muito de nossas vidas gira em torno do que fazemos ou não destes pecados. Na minha opinião são sete conceitos de reações que nos fazem humanos e cometemos os sete em níveis diferentes. Mas no cinema sempre um ou outro se destaca. Vamos falar de um filme para cada pecado, relacionando com uma personagem ou com o roteiro em si.


1 - VAIDADE - A MORTE LHE CAI BEM

A comédia com Meryl Streep, Bruce Willis e Goldie Hawn é um marco dos anos 90 não só pelos excelentes efeitos especiais, como pelo seu enredo divertido e inusitado. No filme, inimigas desde a infância voltam a se enfrentar aos quarenta anos, quando desesperadas pela busca da aparência perfeita e juventude eterna, fazem espécie de pacto com feiticeira que as faz jovens para sempre... mas não necessariamente vivas. O filme é uma delícia de assistir, voltou as prateleiras em DVD e é uma ótima pedida. Goldie Hawn também faz uma atriz sedenta por juventude em O Clube das Desquitadas, ótima pedida!

2 - INVEJA - MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA

Esse belo filme com Colin Firth no papel do famoso pintor holandês Johannes Vermeer, que buscando inspiração para um novo quadro, encontra na nova criada sua musa. A inveja vem por parte de sua esposa, que não aceita a admiração pela criada e começa a provocar ambos e a destruir a estrutura da família. Imagens lindas, roteiro bem escrito e atuações certeiras fazem desta obra uma excelente opção de drama.

3 - IRA - ILHA DO MEDO

Esse suspense com Leonardo DiCaprio e direção de Scorcese me dificulta contar a relação do roteiro com o pecado da Ira sem entregar o jogo. Digamos apenas que no filme fica claro que a ira pode levar a pessoa a loucura. De resto, vou falar que o filme é sobre dupla de inspetores que se dirige a manicônio isolado em ilha para encontrar paciente desaparecida. Daí por diante é reviravolta seguida de reviravolta. Um dos meus suspenses favoritos de 2010, atração obrigatória para todo fã do gênero e do bom cinema.

4 - PREGUIÇA - TODO MUNDO QUASE MORTO

Nessa sátira britânica a filmes com zumbis é basicamente um romance sobre um cara que não faz nada da vida e não dá valor a sua namorada, até que os mortos ganham vida e ele precisa salva-la. Mais preguiçoso que o cara, só o amigo dele que não lava um copo sequer e não reage aos ataques. O filme é divertido, maluco e tem bom ritmo.

5 - AVAREZA - OS FANTASMAS DE SCROOGE

Nessa produção natalina dos mesmos criadores dos excelentes O Expresso Polar e A Casa Monstro temos a montagem da clássica fábula de Charles Dickens sobre Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) velho avarento que se recusa a gastar dinheiro com Natal e presentear seus conhecidos ou cear com sua família. Mas ele deverá repensar isso quando é sequestrado por 3 fantasmas. O desenho chega a ser sombrio e assustador, e talvez seja a montagem mais fiel do conto de Dickens sobre o que de fato é o Natal. Carrey está ótimo com suas várias versões e facetas que cabem bem em um desenho.

6 - GULA - JULIE E JULIA

O filme não fala necessariamente de pessoas gulosas. Mas é um filme que lhe fará querer comer tudo o que ver pela frente, de tão deliciosas que são as receitas feitas por ambas personagens título. No filme vemos a história real da cozinheira Julia Child, famosíssima nos Estados Unidos e sua odisséia pela viagem ao mundo da culinária francesa e sua tentativa de fazer das complexas receitas simples. Entre isso acompanhamos a saga da blogueira Julie, que através do livro de Child procura a alegria da culinária e de uma vida mais divertida. O filme é ótimo ,as atrizes Meryl Streep e Amy Adams estão fantásticas e a produção é delicada e suculenta!

7 - LUXÚRIA - CONTOS PROIBIDOS DO MARQUÊS DE SADE

Falar de sexo é pecado, ou o pecado está em como vemos o sexo? Nesta bela produção temos a história do Marquês de Sade. Por seu caráter rebelde, comportamento e textos libertinos, o Marquês de Sade viveu grande tempo de sua vida perseguido e encarcerado. Muitas de suas obras foram produzidas no cárcere. Nesta produção com direção de Philip Kaufman, o Marquês está vivendo seus últimos dias isolado em um sanatório, onde elabora seus contos de perversão com o auxílio de uma camareira, a bela e inocente Madeleine. Quando seu relacionamento é descoberto, há um perturbador e provocativo confronto entre a liberdade de expressão de um homem e a necessidade de controle por parte do Estado. A luxúria escondida dentro de cada um de nós é o pavio que o escritor acende e luta para provar que existe. Ótimo, Geoffrey Rush, Kate Winslet e Joaquim Phoenix estão ótimos.

Agora escolha seu pecado e corra na locadora!

Nenhum comentário: