domingo, 27 de fevereiro de 2011

Especial - Indicados ao Oscar 2011

Hoje veremos os vencedores do Oscar 2011, mas estes célebres indicados nos remetem sempre a outros filmes do passado que seguem estilos parecidos e podem agradar seu gosto. Eles estão lá, estocadinhos no fundo das prateleiras de sua videolocadora esperando por alguém que os aprecie. Então vamos relacionar cada indicado com um filme em seu estilo, começando com os primeiros 5.

INDICADO - A REDE SOCIAL
REMETE-SE À - PIRATAS DA INFORMÁTICA


O filme de 1999 feito pra TV conta a história real de Bill Gates e Steve Jobs, parceiros na empresa Xerox que juntos criaram o que seria o Windows e depois sua briga para ter os direitos do software e a construção de dois impérios emvoltos de ameaças, brigas e chantagens. No filme, o ator Noah Wyle (de E.R.) sustenta bem a ira de Jobs perante a passada de perna de Gates.

INDICADO - O DISCURSO DO REI
REMETE-SE À - NINGUÉM É PERFEITO


No belo filme inglês um duque precisa aprender a falar sem gaguejar para assumir uma posição real, tomando aulas com excêntrico fonoaudioólogo. Nesta outra produção de 1999, Robert DeNiro é policial que sofre derrame e fica quase impossibilitado de falar. Sua reclusão em condomínio da periferia chama a atenção de uma Drag Queen que insiste que pode ajuda-lo a voltar a falar com suas aulas de canto. O filme é mais simples, com roteiro mais básico, mas os astros Robert De Niro e o impagável Phillip Seymour Hoffman seguram bem os papéis e divertem, além de emocionar na difícil relação.

INDICADO - CISNE NEGRO
REMETE-SE À - A MALVADA E ADORÁVEL JÚLIA



No indicado deste ano, bailarina experiente se desespera ao ver que pode perder o papel para novata que tem tudo o que ela não tem. Em A MALVADA, Bette Davis vive atriz de teatro famosa que acolhe uma fã como sua protegida e se vê em uma armadilha quando esta começa a almejar sua carreira. O filme é de 1950, e pode ser mais dífícil de achar, apesar de ser um filme que deve ver antes de morrer. Já em ADORÁVEL JÚLIA, a ótima Anette Benning vive uma excêntrica diva teatral que não aceita que deverá pegar papéis mais velhos e começar a ser coadjuvante de atrizes mais novas. Excelente, belamente filmado e ótimas interpretações.

INDICADO - O VENCEDOR
REMETE-SE À - MENINA DE OURO


No indicado ao prêmio do ano, temos a difícil relação entre os 2 irmãos mesclados ao treinamento de Boxe de Wahlberg e o problema de Bale com drogas. No vencedor do Oscar de Clint Wastwood, a barreira do sexo e o conflito religioso de um treinador são postos em pauta na ascenção da lutadora interpretada por Hillary Swank. Se não viu, deve ver.

INDICADO - A ORIGEM
REMETE-SE À: CIDADE DAS SOMBRAS


Foi difícil relacionar o trabalho de Christopher Nolan com algo, tendo em vista a sua originalidade. Mas a idéia da construção de mundos imaginários remete muito a ficção de 1998 onde cidade é regida por grupo que apaga memória de seus habitantes e insere neles novas vidas toda vez que está perto de amanhecer, remoldando a cidade para que se encaixe nessas novas vidas, que obedecerão ao propósito deles. O filme é complexo, mas muito bem feito, bem contado e con ritmo interessante. Boas atuações de Rufus Sewell, Kiefer Sutherland e Jennifer Connely.

Esta semana postarei referências aos outro 5 indicados, além de especiais com os vencedores do Oscar. Escolha seus favoritos e bom divertimento!!!

Nenhum comentário: