terça-feira, 20 de julho de 2010

Especial - Filmes sobre Amizade

Hoje, dia 20 de julho se comemora mundialmente o Dia do Amigo. O cinema, como todos os assuntos que circundam a humanidade, não deixa de fora a importância desse parente que nós escolhemos. Separei aqui 10 filmes que você encontra em DVD para assistir com seu amigo, sua amiga, entre amigos e celebrar sua união!

#01 - O SENHOR DOS ANÉIS - TRILOGIA

Claro que 90% dos leitores já devem ter visto os filmes da saga, e se viram não podem discordar do fato de que a amizade de Sam e Frodo é tão intensa e tão amorosa que beira a homossexualidade entre eles. Entrega, redenção, fidelidade, perdão, tudo isso é visto durante sua jornada, juntos, para a destruição do Um Anel. Pra quem já viu, espero que dê vontade de ver de novo e brincar com as cenas dos dois e seus diálogos quase-românticos e quem não viu lembro que, apesar de um filme de fantasia, sua verossimilhança e intensidade dramática é belíssima de se ver.

#02 - HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO / A ORDEM DA FÊNIX

O quarto e quinto filme da saga do bruxinho se destaca no quesito amizade quando, em O Cálice de Fogo, sua amizade com Rony Weasley é posta em cheque contra sua popularidade e com o ciúme de Harry ser algo que Rony queria ser, e no quinto filme, a amizade é homenageada com a união de amigos que decidem estudar a defesa contra a arte das trevas para juntos, combater o Mal. Eu sou suspeito para falar de Harry Potter, mas posso garantir, caro leitor que por ventura não tenha visto a saga do bruxinho, que todos, TODOS meus amigos e amigas que se recusavam a assistir, quando viram o primeiro, quiseram ver o segundo, o terceiro, o quarto... é uma delícia!

#03 - MADRUGADA MUITO LOUCA

Junte o japonês de Star Trek com o indiano de Superman em uma comédia dos mesmos autores de O Dono da Festa e você tem uma saga absurda porém muito divertida de 2 amigos que, em uma larica danada decidem ir atrás de um restaurante fast-food que está com uma super-promoção de cheseburguers. Não vou contar mais pra não estragar as surpresas da saga, mas vale a pena conferir a comédia maluca, descompromissada, que rendeu até uma continuação.

#04 - QUATRO AMIGAS E UM JEANS VIAJANTE 1 E 2

Quando o primeiro filme foi lançado, as atrizes conhecidas de seriados da época, em especial a Rory de Gilmore Gilrs (no SBT tal mãe, tal filha) e a Joan de Joan of Arcadia foram quem mais despertava a atenção da garotada, que foi aos cinemas e se surpreendeu, como eu me surpreendi, com um filme que não apela para clichês, consegue contar uma história simples, porém preenchida com sentimentos sinceros e personagens que não são a "jovem descolada americana" e nem a "nerd sem graça", são meninas como as que temos como irmãs, vizinhas, na fase difícil de largar a adolescência e encarar a vida após a escola. Para continuarem unidas, elas encontram 1 jeans que cabe nas 4 e resolvem que cada uma usará o jeans por um tempo e descreverá o que aconteceu nesse período. O segundo filme fecha a história, e agora temos as outras 2 amigas, America Ferrera, de Ugly betty, e Blake Lively de Gossip Girls, tão famosas quanto.

#05 - SE BEBER, NÃO CASE

Já comentei aqui no blog que considero esta comédia uma das melhores dos últimos anos, e continuo achando isso. Quem assistiu deve ver de novo a correria desses amigos para encontrar o noivo que perderam na despedida de solteiro. A busca por ele não só apresenta as loucuras que o grupo aprontou quando embriagados, como confusões absurdas e hilárias que são desencadeadas para resgatar o amigo que está a horas de se casar. Imperdível.

#06 - AMIGAS PARA SEMPRE

Um filme mais antigo, em DVD, com Bette Midler, é uma história linda sobre duas amigas desde pequenas e como a vida delas vai se moldando e ficando opostas. Uma se torna uma socialyte, a outra uma atriz irriquieta, e vamos conhecendo sua maturidade, seus tropeços, divórcios, filhos, e como a amizade entre elas é o que lhes mantém fortes. Detalhe para a trilha sonora, com a bela canção The Wind Beneath My Wings, recomendo ouvir antes pra criar o clima: aqui

#07 - CONTE COMIGO

O filme é um clássico sobre amizade da infância, aonde escritor relembra o verão em Oregon, seus amigos, as complicações de suas famílias, como um ajudava e completava o outro. O filme não só é lindo por retratar a amizade inocente da criança, mas como os fatos que ocorrem nessa fase de nossa vida, dos 7 aos 15 anos, nos marcam pra sempre. Traumas, perdas, separações e como é importante uma pessoa do seu lado pra te ajudar a passar por isso. Destaque também para a trilha, com a premiada canção Stand by Me. Ouça aqui

#08 - EU OS DECLARO MARIDO... E LARRY

A comédia com Adam Sandler foi mal falada pelos críticos por suas piadas clichês com o assunto da homossexualidade. Já os espectadores gostaram e apoiaram o filme, que não é nada original demais, mas diverte e tem um fundo bonito sobre amizade. A história é simples, um bombeiro precisa ter um motivo para que seus filhos entrem como benefiados por seu seguro de vida. Um dos itens que liberam tal acesso é se o titular for casado, a solução é o amigo aceitar se passar pelo marido gay do outro. Piadas a parte, a amizade dos dois além de divertida é bonita.

#09 - A FORÇA DA AMIZADE - BONNEVILLE

Esse filme é de 2009, você pode encontrar nas principais videolocadoras, tem no elenco as veteranas e excelentes Jessica Lange (de Peixe Grande) , Kathy Bathes (de Titanic) , Joan Allen (de As Brumas de Avalon) e Christine Baranski (de Mamma Mia!) e a história é muito bonita e comovente. Após enviuvar e ser mal vista pela família do falecido, uma vez que ele largou sua primeira esposa pra viver com ela, mulher decide pegar as cinzas do marido sem a concepção dos filhos dele e fazer uma road-trip pelos lugares que ele amava e espalhar suas cinzas em cada lugar. Mas pra isso, precisará da companhia de suas velhas amigas, as únicas que a entendem. É um filme bonito, simples e que vai te emocionar.

#10 - FRIENDS

Pra fechar com chave de ouro, nada como a melhor série sobre amizade de todos os tempos. Esqueça as loucuras de Seinfeld, os excentrismos de Will e Grace, ambas ótimas séries, mas que não se igualam quando o assunto é relatar uma amizade intensa e sincera que ultrapassa tempos e tempos e sempre muito bem dosado com ótimos momentos de comédia desprendida, leve e com um ritmo perfeito e com momentos dramáticos que comoviam fãs de todas as gerações. Todas as temporadas em DVD e com preços bem bacanas para comprar e poder assistir quantas vezes quiser.

Um comentário:

Diego Brito disse...

ADOREI A SELEÇÃOI DE FILMES. Você falou alguns dos meus preferidos ai, mas faltou aquele da Britney que eu sempre me emoiono! KKKKKKKKKKKK N :)