sábado, 1 de maio de 2010

Crítica do Blu Ray de Avatar



James Cameron Inovou a linguagem do "cinemão" adaptando o até então obsoleto formato 3D a uma maneira gostosa e surpreendente de assistir filmes com efeitos especiais.
Confesso que assisti Avatar 3 vezes no cinema, e em todas com o auxílio dos óculos. Não quis assistir no formato tradicional por crer que o estilo do filme não convinha.
Agora Avatar está disponível em DVD e Blu-Ray a preços mais acessíveis (filmes Blu Ray custam de 99 a 149 reais, o do Avatar encontra-se por 70 reais). Na curiosidade, assisti o filme nos 2 formatos, e posso afirmar ao leitor. As diferenças são gritantes.
O DVD tira muito do brilho da imagem, da perspectiva 3D do filme e os efeitos sonoros são diminutos. Quem assistiu o filme sabe que as cores e sons são um dos maiores atrativos da película. Muitos dos detalhes das plantas e ambientações são perdidas no formato. (Assisti num aparelho de DVD tradicional, não no de Blu Ray, em uma TV de plasma 47").
Já o Blu Ray é assustadoramente real. O 3D dos óculos ganha uma perpectiva extremamente nítida, mesmo sem o auxílio dos óculos. As cores são de uma vivacidade e nuances que nos tira o fôlego. Cada detalhe é bem visto, texturas, folhagens, peles, aramamentos, tudo ganha uma clareza que nem o 3D conseguiu atingir.
O som é uma ferramenta à parte. O inglês 7.1 em HD definition ganha uma projeção fora de série. Sons ao fundo, ao lado, tão claros quanto se estívessemos no longa.
Os menus são simples e elegantes, com texturas florestais que ao clicar não somem, dão um efeito de fade agradável. O menu não tem uma trilha explosiva e incômoda, que sempre me irrita em filmes de ação, você ver o menu com uma orquestra ensurdecedora e barulhos de explosões. Em Avatar é algo mais pacífico, como a mensagem do filme.
Outra vantagem é o filme ter um formato ideal para telas de plasma, que não deixa as faixas de wide screen, o que permite a melhor visualização do longa e dos detalhes aqui ditos.
Vale lembrar que tudo isso se aprimora com um bom home teather, uma tv de alta definição e seu Blu Ray ligado com cabo HDMI. Mas ainda assim, é uma experiência imperdível.

Nenhum comentário: