sábado, 1 de maio de 2010

Especial - Filmes sobre trabalhadores... e noivas!

Em homenagem ao dia do trabalhador e ao mês das noivas, reserve um pouquinho do seu tempo para conhecer películas que falam sobre exemplos de profissionais que mudaram a história do mundo e aproveite para se divertir e emocionar com as noivas que o cinema nos trouxe nos últimos tempos. Antecipo desculpas, não dá para falar de todos os bons filmes dentro destes dois grupos, visto que são muitos, então procurei falar de alguns que você encontra na locadora mais próxima e que talvez não tenha assistido!

FILMES DE TRABALHADORES

#01 - TERRA FRIA

O filme, com a vencedora do Oscar Charlize Theron fala sobre a luta de uma mulher para trabalhar numa empresa coja profissão e o local é predominado por homens. Seu maior problema vem ao sofrer abuso sexual de um funcionário, e não ser apoiada pelos demais que saibam do delito, o que a leva a expôr o caso. O clima sério do filme, as boas atuações, além de ser uma história real fazem deste um bom exemplo da luta sexual no ambiente de trabalho.

#02 - FUNCIONÁRIO DO MÊS

Comédia estrelada por Dane Cook, comediante que está surgindo no cenário cinematográfico norte-americano, após fazer sucesso nos palcos de stand-up comedy (ele fez as comédias Maldita Sorte, A Namorada do meu Melhor Amigo) e com Jessica Simpson (cantora que fez o filme Os Gatões). A história é sobre um funcionário de supermercado que está apaixonado por outra funcionária, e para provar ser melhor que o atual namorado da moça, um egocêntrico empacotador, decide entrar na competição promovida pela rede de supermercados que premia o melhor empacotador do ano. O que começa como simples competição, vira uma guerra entre os dois funcionários. Boas cenas, o filme é rápido, gostoso de assistir e mostra o ambiente vivido por tantos jovens do mundo inteiro como primeiro trabalho.

#03 - 500 DIAS COM ELA

Comédia romântica que recebeu um merecido detaque en premiações, por ser inovadora ao falar de amor sem ser piegas, e ter como protagonista um homem. A história de amor é a típica de um ambiente de trabalho - a funcionária nova que chama a atenção de todos do escritório. O embiente é uma empresa que cria cartões comemorativos. O casal, que começa com um flerte narra seus 500 dias juntos e como uma relação afeta o lado criativo, emocional e profissional de um funcionário. Além disso, o casal de atores, Joseph Gordon-Levitt (de 10 Coisas que eu Odeio em Você) e Zooey Deschanel (de Sim Senhor) seguram muito bem suas personagens, deixan  o filme leve e diferente de tudo o que já assistiu.

#04 - CONTATOS DE 4º GRAU

O terror, novo nas locadoras também, retrata a história real vivida por uma psicóloga no Alasca. O filme traz um panorama interessante ao mesclar as cenas com atores com as filmagens das sessões de terapia originais, o que causa certo incômodo e medo, por serem relatos hipnóticos de pessoas que afirmam terem contato com seres de outro planeta. O leitor pode achar que o filme descamba para o absurdo, como num clássico alienígena de Spielberg, mas não. O filme leva a sério o assunto, o que te deixa com uma pulga atrás da orelha. No ponto de vista empregatício, a profissão da psicóloga é posta em xeque quando discutido até aonde os casos de seus clientes podem interferir na sua vida pessoal. Filme interessante.

#05 - ABRAÇOS PARTIDOS

O mais novo Almodóvar do mercado, com sua musa Penélope Cruz (do imperdível Volver) está nas lojas contando a interessante história de um cineasta que depois de cego, passa a ser roteirista, e recebe a visita de uma pessoa do passado querendo trazer à tona a história mais complexa de sua vida. Daí acompanhamos o seu maior desafio como cineasta, ao se envolver com sua atriz, mulher de ricaço que está produzindo o filme em questão. Belas locações, uma história complexa e interessante e atuações tocantes marcam a película que mostra os bastidores de uma produção cinematográfica com todo o drama que Almodóvar gosta de embutir.

FILMES DE NOIVAS

#01 - FUNNY GIRL

Esse é um musical antigo de Barbra Streisand, porém disponível em DVD e, devo dizer, meu caro leitor, imperdível em todos os quesitos. Seja nas memoráveis canções, na comédia rasgada e pulsante, na atuação humana e delicada de Streisand e no fato de ser uma história real sobre a humorista Funny Bride, judia que quer entrar para o grande mercado musical dos palcos norte-americanos e enfrentar seu conturbado romance com Nick Arnstein, jogador compulsivo que vive crises financeiras e escândalos. Quem já assistiu o filme sabe porque este se encaixa na categoria noivas, devido a uma das melhores cenas do filme: a canção: Sou um lindo reflexo da afeição do meu amado. Hilário.

#02 - KILL BILL VOL.1 E 2

Sim, no fundo, no fundo, é um filme de casamento. Pois é no dia de seu casamento com um homem comum, para uma vida comum, que a ex-matadora profissional enfrenta o pior dia de sua vida, e com o codinome de "A NOIVA" decide enfrentar a todos que destruíram seu passado até chegar a seu grande objetivo: Matar Bill. Tarantino fez deste um dos maiores clássicos da década de 2000. Sanguinolento, engraçado, bem interpretado e com uma história divertidíssima e bem escrita, é um filme que todos devem assistir. Os 2.

#03 - O FILHO DA NOIVA

Drama argentino indicado a vários prêmios, tem uma história linda, protagonizada por Ricardo Dárin (o mesmo de O Segredo de Seus Olhos, vencedor do Oscar deste ano), que é filho de um casal cuja mãe sofre de Ahlzeimer e a doença chega num ponto que ela não se lembra mais de seu marido, que sofre com tal esquecimento. Para não ver os 2 pais sofrerem, o filho decide fazer os pais se re-apaixonarem e promover seu casamento tal qual foi no passado. Um filme para emocionar e nos fazer valorizar o poder de um matrimônio.

#04 - SE BEBER, NÃO CASE

A comédia do ano de 2009. Sucesso de bilheteria e de premiações, está nas locadoras e é um daqueles filmes que não basta ver 1 vez só. A história começa simples, amigos, 2 dias antes do casamento, se reúnem para fazer a despedida de solteiro em Las Vegas. Após passar a primeira noite no hotel Ceasar e acordarem numa tremenda ressaca, eles encontram um tigre dormindo no banheiro, um bebê no armário e perdem o noivo. Daí em diante é uma corrida contra o tempo para eles descobrirem o que fizeram na noite passada e achar aquele que se casará em 24 horas. Hilário, daqueles filmes que você perde a respiração com cenas absurdas, fez tanto sucesso que estão promovendo sua continuação. Ah, e o casamento tem detalhes que fazem mulheres suspirarem no começo do longa.

#05 - A NOIVA CADÁVER

A animação de Tim Burton é de um primor em detalhes e de uma história tão bonita, embora macabra, que merece ser comentada. Pra quem não assistiu, rapaz prometido de casar com jovem menina de família aristocrática, foje na hora do "eu aceito" para floresta, e põe a aliança num graveto fincado na terra. O graveto, porém, é o dedo de um cadáver de uma noiva, que acorda e se considera casada com o pobre rapaz, levando-o ao mundo dos mortos para sacramentar a união e transformá-lo também em cadáver. O musical tem cenas muito bem produzidas, personagens divertidos, um enredo simples e eficaz e a base que leva a todos os casamentos: o amor verdadeiro.

Confira os filmes que não conhecia e entre no clima das comemorações deste mês!

Nenhum comentário: