domingo, 30 de maio de 2010

A arte de ter sua própria época

As pessoas mais novinhas (considero mais novinhas como menores de 16 anos, ok?) recebem propostas de moda como algo irreverente, divertido e de certo modo, contagioso. Se perguntar a um estudante o porquê dele se vestir de maneira X ou pentear seu cabelo de maneira Y, sua defesa cairá na premissa que: Todos estão fazendo, eu achei legal, por isso aderi.

Caros leitores, entendam, sou uma pessoa ampla a aderir idéias, não critico manifestações de moda e acho que pessoas que ficam revoltadas com modas, por mais absurdas que estas pareçam, são pessoas mais patéticas do que as que as seguem. Moda é simplesmente algo que mais de uma pessoa concorda em utilizar na sua vida.
Mas o que talvez os mais novinhos não saibam é que o que vocês hojem consideram super descolado, são idéias bem antigas que já foram utilizadas e só sofreram uma repaginada. Darei exemplos:

A CALÇA LEGGING OU SKINNY

A conhecida calça atochada, aquela que acompanha a forma física de quem a veste, está super na moda com fashionistas (viciados em moda) e rockeiros-pop, como vemos nas fotos abaixo:

E agora vejam uma foto de Madonna e da banda Roxette nos anos 80:


Percebem algo em comum???

Outro exemplo que tem dominado as ruas são os chamados "COLORIDOS". A moda de descombinar cores, desde que todas sejam chamativas. Isso inclue relógios que trocam pulseiras, óculos Ray Ban quadrados e camisetas psicodélicas. Várias bandas estão seguindo esse conceito, como vemos abaixo:


Apresento-lhes a banda B52s, Deee Lite e Culture Club, também dos anos 80


Preciso comentar?

E não fica só nos anos 80 as inspirações. Nas premiações deste ano e em performances de Rihanna, Christina Aguilera, Lady Gaga, Janet Jackson e Beyonce vimos muitas ombreiras:


Quem acha a moda recente, volte só mais um pouquinho, vá aos anos 70, veja uma foto da série Dinastia:

E os cabelos masculinos, com cortes longos, franjas e despenteados de hoje


E os cabelos de meados das décadas de 60 e 70


O fato é que eu poderia ficar o dia inteiro provando que a moda de hoje é um simples retrocesso. É a re-invenção do já existente. Portanto, caro leitor, o propósito deste post é mostrar que estamos numa época em que vale qualquer época. Você escolhe sua fonte de inspiração e assume seu visual. Não tenha medo de arriscar. Atualmente, na novela Passione, temos duas atrizes que mostram bem essa mistureba. Mariana Ximenez abusando do mega-hair característica dos anos 70:


E na mesma novela, temos a estreiante Mayana Moura, com um penteado bem anos 20


Tais fatores só provam que chegamos finalmente a liberdade criativa extrema. Una épocas, vista-e como quiser e assuma sua própria época, a época da personalização. Seja como quiser, desde que seja você.

Nenhum comentário: