domingo, 11 de abril de 2010

Crítica - Uma Noite Fora de Série



Comédias Americanas geralmente seguem 4 vertentes: ou são extremamente familiares, geralmente produzidas pela Disney, ou são super cabeça, com um humor que quase ninguém entende, e vão para Oscar, ou são de adolescentes, com um roteiro sofrido, cheio de deixas escatológicas e sexuais ou são do tipo: típico americano que tem um dia aonde tudo dá errado. Com algumas raras exceções, seus filmes seguem essas vertentes. UMA NOITE FORA DE SÉRIE se encaixa na última vertente: um dia aonde tudo dá errado.
A história é simples: casal com vida pacata, simples, decide sair para um jantar mais romântico e inusitado, indo para Nova York num restaurante disputadíssimo. Quando lá chegam, o restaurante não tem mesas disponíveis, só trabalhando com reservas. A solução do casal é se passar por um outro casal, que não chegava, e usar o privilégio de sua reserva. O problema é que este outro casal está envolvido num grande problema com mafiosos, que depende de encontrar um pen-drive e devolver ao tal mafioso. E este outro casal é famoso por trocar sempre de nome, o que dificulta ao casal principal convencer os capangas de que eles não são quem eles procuram. E é daí que começa a confusão de fuga + encontrar o casal verdadeiro + achar o pendrive + voltar pra casa sãos e salvos.
O filme se alimenta de velhas fórmulas que dão certo com o grande público, humor corporal, piadas simples e rápidas, o enredo de que tudo vai piorando até se solucionar perfeitamente no final, então podemos dizer que, dentro dos padrões, é uma comédia habitual, sem grandes surpresas.
Porém, ao contrário do que muitos outros críticos disseram, eu não achei o filme ruim. Pelo contrário, é um filme leve, gostoso, descompromissado e muito divertido. Claro que, grande mérito é reservado ao casal de protagonistas: o sempre ótimo Steve Carrell (A Volta do Todo Poderoso, Agente 86) e Tina Fey (Das séries 30 Rock, Saturday Night Life). Ambos se mostram muito confortáveis em seus personagens, que é notório terem sido escritos pensando neles, tem uma boa química e conseguem amarrar as obviedades do roteiro com boas tiradas, um ritmo acelerado e intenso e ótimo timing cômico, como já era de se esperar. Não é surpresa então, o filme ter ficado em primeiro nas bilheterias americanas. O humor dos 2 funciona muito bem e arranca boas risadas. Destaque também para o bom time de coadjuvantes, com destaque para o papel de "gostosão" do Mark Wahlberg.
Enfim, UMA NOITE FORA DE SÉRIE não é um filme inovador, não é um filme especial ou merecedor de prêmios. Mas é sim uma comédia gostosa, para aqueles dias que você procura apenas um bom divertimento e um motivo para sorrir.

Nota: 7,5

Nenhum comentário: