quinta-feira, 14 de julho de 2011

CRÍTICA - Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2



Caro leitor, reconheço que talvez não seja a pessoa mais recomendada para lhe falar sobre este filme, com estréia nacional nesta sexta-feira, 15 de julho. Mas também uso de minha sinceridade para dizer que, apesar de muito fã da série de best-sellers de J.K. Rowling, eu sempre separei sua obra literária das adaptações cinematográficas. Como grande cinéfilo, sei que a linguagem cinematográfica exige cortes e adaptações que levaram alguns fãs a loucura ao longo da saga do bruxo mais famoso do mundo, enquanto eu defendia as películas. E é com esse espírito cinéfilo e apto a receber algo novo e sem ficar querendo comparar página-a-página do livro com o filme que fui nesta quinta-feira à pré-estréia do longa.
A primeira parte da adaptação do último livro já havia recebido um 9 meu. Gostei do ritmo, das atuações, do tempo dado para contar a história, muitas vezes acelerada em outros longas e foi dado aos devidos fatores a devida importância. A qualidade técnica e textual do primeiro me deixou motivado a acreditar que a segunda parte seria tão bom quanto. Mas não foi tão bom quanto, foi um dos melhores filmes de aventura que já vi em toda minha vida.
Sei que pode parecer palavras de fã, mas questiono a sanidade mental de 1 pessoa sequer que vá assistir Relíquias da Morte Parte 2 e não fique boquiaberto com o espetáculo que terá visto. O filme tem início exatamente na cena em que se encerrou seu prólogo, com Voldemort roubando a Varinha das Varinhas. Mas daí por diante, o ritmo "road-trip" e investigativo do primeiro dá espaço a uma das melhores e mais bem feitas batalhas do cinema. Sim, assisti Senhor dos Anéis, Rei Arthur, todos os épicos, e garanto que a batalha em Hogwarts só perde a sanguinolência (e nem tanto) e as armas comuns para varinhas. Mas é num ritmo de esgrima intenso e efeitos especiais que não permitem a perda do visual e do entendimento cênico que a grande batalha se dá. Entremeado a isso, frases impactantes de vários personagens e o respeito a estes que participaram da história de Potter, desde o primeiro ao final da saga. Aliás, este clima de "tudo culminou até aqui" é sustentado magistralmente pelo filme. Detalhes como o mesmo cenário de Câmara Secreta, a união prática dos dois tipos de penseira vistos em Cálice de Fogo e Enigma do Príncipe, comentários que enfatizavam cenas que vimos ao longo destes anos, cada um surge aos poucos e vai costurando uma história que ficou brilhantemente resolvida por um roteiro inteligente e ágil. Kloves teve a seu lado o fator de adaptar todos os longas, o que dá ao roteirista uma lógica de raciocínio ímpar. Todos os detalhes por ele alterados de acordo com o livro, e que levaram alguns fãs à rebeldia se resolvem simples e de maneira eficaz. E ouso dizer que cenas longas e sem tanta emoção no livro final ganharam um tempero especial com alguns "algo a mais" que não ousarei dedurar aqui, mas que valeram a pena. Cada cena inéditá é deliciosa.
Destaco aqui também a atuação segura do trio, Daniel está muito bem e Alan Rickman dá um show com o desfecho magnífico de Severo Snape. Maggie Smith consegue comover em poucas cenas e são em simples trocas de olhares entre os atores que seguramos a respiração e tentamos (eu em vão) conter o choro. Fiennes também conseguiu fragilizar seu Voldemort de maneira inteligente, sem parecer piegas, ao contrário, causou até estranheza de tão crível.
O som e os efeitos estão sublimes, as cenas tem uma fotografia belíssima, sempre um forte da série, o roteiro está bem emendado e muito bem resolvido para o público não-leitor da série entender a trama. E o final não poderia ter ficado mais completo. Durante a projeção, entre aplausos ouvia-se choros, de uma despedida daquele que foi uma marco na literatura infantil e no cinema mundial.
Da cena da invasão ao banco Gringotes, a visita a Hogsmeade, o retorno à Hogwarts e a batalha magnânima travada daí por diante, Relíquias não perde o ritmo nem o peso. É intenso, divertido, forte, empolgante, emocionante.
Enfim, Relíquias da Morte merece ser visto mais de 1 vez, mesmo por você que nunca deu uma chance a série do bruxinho, mas que gosta de um filme magnífico. E como ouvi por várias pessoas na saída do cinema, talvez 1 só frase resuma o que foi acompanhar essa saga: Valeu a pena.

Nota - 10

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Gama. Também adorei o filme. Um marco. Leia minha crítica no MH.

JT

Christy Benassi disse...

Juro que um dia baixarei os filmes e virarei fã.

um beijo amore


Equipe EhTrendy
www.ehtrendy.blogspot.com

Edmilson Arruda disse...

Também gostei dos filmes, mas achei que esse filme não foi feito a não ser agrada os fã do filme mas foi bem legal