domingo, 4 de julho de 2010

O Enigma dos Baldes - Capítulo 3

As pessoas que dizem que notícia ruim se espalha rápido certamente nunca foram a Nossa Senhora da Comandaroba. Lá a notícia se espalha no exato instante em que esta surge. Pois dona Gigi mal gritou a plenos pulmões o nome de sua desaparecida filha, saíram moradores de todos os cantos e, como se esperassem o sinal tal qual o Batman espera pelo símbolo nos céus, saíram em sua missão de busca. “Nôra, Nôra” chamavam aqui e ali, batendo nas poucas casas das quais ninguém saiu e buscando o paradeiro da professora.
Claro que, como qualquer notícia ruim, boatos piores começam a surgir aqui e acolá, quase que um compromisso das senhoras de mais idade que não tem forças para sair ruas afora, mas tem criatividade o suficiente para desenvolver tramas a respeito.
_Fugiu... ela fugiu... – afirmava dona Dira na porta da loja de roupas, para Maria do Carmo e Maria da Conceição. – Uma moça nova, com instrução, ficar enfurnada nessa biboca sem eira nem beira... não tem cultura que agüente...
_Pode ser... – duvidava Conceição. – Mas será que não tem relação com o desaparecimento do doutor Coriolano? Não é muita coincidência os dois sumirem no mesmo dia?
_Pois eu estava aqui pensando na mesma coisa, Maria da Conceição! – confessou do Carmo. – Será que Nôra era... teúda e manteúda de Coriolano e fugiu com ele?
_Credo, Maria do Carmo! – reclamou Conceição. – Falar uma coisa dessas de uma moça direita, educada, que educou nossos filhos! Mas será possível?
_Dona Gigi não suporta doutor Coriolano, nem olha nas fuças do homem. – lembrou dona Dira.
_Será que a mãe já sabia das peripécias da filha, e agora se faz de desesperada só pra não dar na telha?
_Ai Maria do Carmo, será? Sabe que semana passada mesmo, o filho de dona Alice, Petrônio, passou comentando com José Carlos que Nôra estava mais gordinha, logo ela, que sempre foi magrinha. Será que ela engravidou de doutor Coriolano e fugiu pra ninguém saber?
_De vergonha, com certeza, Maria da Conceição. – concordou Dira. – Engravidar de um homem velho e sem vergonha igual aquele...
_Quem engravidou de quem? – invadiu dona Guda a conversa, vestida com um avental sujo de tinta.
_Ô Dona Guda, a gente estava aqui comentando que Nôra sumiu, a senhora soube?
_Claro que soube. Outro que não deu as caras foi doutor Coriolano.
_Exatamente. Então estava aqui com Maria do Carmo e Maria da Conceição comentando a coincidência e questionando se é possível uma relação entre os dois desaparecimentos, não sabe?
_E isso já deu pano pra manga suficiente pra deduzir que Nôra engravidou do velho safado?
_A gente só ligou dois mais dois...
_Ligou dois mais dois, Maria do Carmo? Ora, tenha dó! Dona Gigi desesperada atrás da filha e vocês manchando a reputação de uma moça direita, que educa nossas crianças!
Após um segundo de silêncio, aonde a consciência culpada lutava contra o desaforo de levar uma bronca de dona Guda, Maria da Conceição permitiu que o desaforo a comandasse e a levasse a seguinte conclusão:
_Me desculpe dona Guda, mas se a senhora está tão preocupada com Nôra, por que não está procurando ela como todo o resto da cidade?
_Porque estou ocupada demais preparando meus baldes, dona Maria da Conceição. Inclusive eu vim aqui, dona Dira, perguntar se a senhora ainda tem aquele tecido estampado com tulipas.
_Mas dona Guda, com o doutor Coriolano desaparecido, a senhora tem fé de que o Festival dos Baldes vai acontecer ainda?
_Olhe dona Maria do Carmo, desde que Nossa Senhora da Comandaroba é assim conhecida esse festival nunca que foi adiado ou atrasou, e não há de ser agora. O doutor Coriolano só traz o prêmio, e se o problema for esse, que se determine o vencedor e o prêmio é dado assim que chegar! Além do mais o prefeito não determinou o adiamento do festival, o que significa que fora os desaparecidos, tudo continua igual.
_Mas o céu tá rosa... – lembrou dona Dira.
_Padre Luís diz que isso é sandice do velho Ari, e quem acredita não teme a Deus. – proferiu Maria da Conceição, se benzendo junto com Maria do Carmo.
_E eu quero lá saber de céu... quero meu tecido. Tem ou não tem, dona Dira?
_Devo ter 2 metros só, dona Guda.
_Tá mais que bom. Bora buscar, que estou com pressa. Quanto é, dona Dira?
_Deixe que amanhã eu pego uns refrescos no bar e fica elas por elas.
_Tá bom assim.
_Mas entre, que vou procurar o pano. Licença Maria do Carmo, Maria da Conceição.
_Licença. – pediu rispidamente dona Guda.
_Essa aí se acha rainha de Nossa Senhora da Comandaroba. – comentou do Carmo.
_Embora dizem as más línguas que ela tem mais coisa de valor que o próprio prefeito.
_É verdade... vai saber se ela não é quem dá as ordens por trás dos panos, não é?
_Marias! – gritava padre Luís. – Deixem de pabulagem e venham me ajudar a arrumar a igreja pra missa de abertura do festival!
_Já vamos, padre Luís. – entoaram ambas.
Subindo as escadas da igreja, padre Luís foi interrompido por Dona Gigi, que puxava o fôlego pra falar.
_Padre Luís... minha Nôra...
_O que tem Nôra, dona Gigi?
_Ela sumiu...
_Sumiu? Mas é possível?
_Eu queria saber se o senhor não a viu hoje cedo...
_Olhe que a cumprimentei hoje quando saía da casa de dona Gumercinda, ela ia em direção da casa de dona Catita, não sabe?
_Dona Catita! Ai padre Luís, Deus te abençoe, vou correndo pra lá...
_A senhora já avisou delegado Prudêncio?
_Já, ele foi procurar depois do rio, com Bartô e Damião enquanto Clóvis e Epaminondas estão batendo nas casas. Mas eu vou na casa de dona Catita. Eu estou com tanto medo, seu padre... Nôra sumir logo hoje que o céu está rosa...
_Ora, deixe de asneiras, dona Gigi. Isso é macumba daquele velho caquético de seu Ari. Deus não encaminha nossas vidas de acordo com a cor do céu!
_Tem razão, perdão padre. Volto mais tarde, com boas notícias, se Deus quiser!
_Se Deus quiser, dona Gigi. – despediu-se padre Luís, que antes de entrar na igreja, avistou Escarlete ao longe, correndo em sua direção. O vestido amarelo florido atraía o olhar rapidamente.
_Escarlete, não corra de vestido que é pecado, menina!
_Desculpe, padre Luís... – gritava a moça, enquanto diminuía o passo em sua direção.
_E então, cadê a imagem de Nossa Senhora da Comandaroba que mandei buscar na casa de seu Onofre?
_Não está pronta.
_Mais como é possível? O homem teve 3 dias para retocar a pintura da imagem... eu preciso dela pra missa de hoje.
_Pois é, mas ele mandou avisar que hoje, quando acordou, a tinta do rosto e dos olhos estava toda derretida, manchou tudo, ele está desesperado tentando arrumar, disse que não sabe se termina hoje não...
_Cristo redentor... nunca que o Festival dos Baldes ficou sem a imagem de Nossa Senhora da Comandaroba... e nunca que seu Onofre teve problemas em retocar a pintura da santa!
_Pois é... bem que minha mãe falou...
_Falou o quê, Escarlete?
_Que o céu tá rosa, seu padre...
_Ah, será o Benedito! – reclamou padre Luís, entrando nervoso em sua sacristia.
No mesmo momento, dona Gigi subia apressada a rua 3, cujo final dava nos portões de dona Catita.

Nenhum comentário: