sexta-feira, 12 de março de 2010

Crítica - Julie & Julia



Nora Ephron sempre foi conhecida por contar histórias de amor. Seus trabalhos anteriores como Mensagem pra Você, Harry e Sally e mesmo o fraco A Feiticeira refletem a paixão da diretora por falar de coisas que envolvem relacionamentos e as particularidades de se apaixonar.
Dessa vez, Nora apostou em uma história de amor diferente. Sim, acredito que Julie & Julia seja uma história de amor. Mas o amor ligado a admiração. O amor entre fã e ídolo e como se inspirar em um exemplo pode fazer de você uma pessoa melhor.
Essa base de admiração fica claro desde a primeira cena de Julie (Amy Adams - Encantada) e sua necessidade de ter um propósito em sua vida, uma tarefa que lutará para concluir, coisa que nunca fez em sua vida. Ela encontra essa tarefa unindo sua paixão por cozinhar à mestra na arte Julia Child (Meryl Streep - O Diabo veste Prada), famosa cozinheira que cozinhou na tv americana por anos.
Enquanto acompanhamos o desafio de Julie, o filme conta a história dessa culinarista que teve a árdua tarefa da aprender a culinária francesa e traduzi-la de modo que as donas de casa americanas pudessem realizar pratos elaborados com facilidade.
O filme é simples, é bonitinho e gostoso de assistir. A ambientação, a fotografia e trilha sonora contribuem ainda mais para a doçura do roteiro, deixando o tempo todo esse gosto doce e macio. Não há como não ligar o filme ao ato de comer, e comer bem, aliás, ver o filme dá uma fome tremenda, afinal os pratos feitos pelas duas protagonistas são o terceiro maior personagem da trama.
Aliás, credito a qualidade do filme principalmente as belas atuações de Amy, que faz uma Julie doce, mesclando bem o moderno com sua vontade de ser de uma outra época, e, claro, a sempre fantástica Meryl, que construiu uma Julia tão divertida, doce, intensa e humana que possibilita ao público entender porque a Julie ama tanto a Julia, aliás, até o término do filme, também nos apaixonamos pela senhora que diz BON APETIT!

O filme tem momentos que não acrescentam muito a trama, tem uma visão de Julia Child que nos confunde ao saber coisas não tão doces a seu respeito ao longo da história e achei o final corrido, concluindo melhor a Julie do que a Julia. Mas ainda assim um filme gostoso, leve, pra ver com a família e comer um bolo na sequência!

Nenhum comentário: