terça-feira, 9 de março de 2010

A Arte de escolher roupas... ou o erro ao fazê-las.

Eu adoro comprar roupas. Acredito que nenhum ser humano com o mínimo de amor próprio não se satisfaça ao ter a oportunidade de montar seu visual de acordo com a SUA opinião de beleza, afinal na nossa fabricação corporal o Almighty não quis saber nossa opinião, então pelo menos temos nas roupas a chance de corrigir os errinhos do cara lá de cima (Xuxa feelings).


E aí, é a conhecida cena. Você entra na loja, vê aquela camiseta que se fizessem um filme da sua vida, esse seria o figurino indicado ao Oscar, você vai na arara e... POOOUTZ! Não tem seu número! E isso não acontece só com os gordinhos (ou com excesso de sensualidade, como no meu caso) mas os magrinhos e pequenininhos também! O tamanho P que tem é grande para as baixinhas e baixinhos magrinhos e simplesmente somem os G e GG sobrando o inutilizável por todos - o tamanho M.

Na boa, a roupa M é aquela que fica larga pro magro, curta pro alto, apertada pro gordo. Ou seja, sua única utilidade é vestir os manequins desproporcionais das lojas! Reparem em como sobra roupa M no final das coleções das grifes e empresas do ramo!

Agora o que eu não entendo, como empreendedor, empresário do ramo da moda feita para o grande público (vamos desconsiderar alta-costura, que são roupas que você só usa em uma passarela ou se for totalmente sem-noção do senso... humano)

Eu gostaria de fabricar roupas que atinjam uma pequena ou uma grande fatia do mercado?

Ok, todos concordamos que como empresário, much is better! Então vamos para o segundo item. Repare nas pessoas que passam por nós todos os dias. Elas tem o mesmo tamanho? Todas ficariam bem usando M? Não, certo? Então por quê não adequarmos a moda a quem a veste?

Roupas devem complementar a figura HUMANA não a figura PLÁSTICA. existem pessoas magras e baixas, magras e altas (essas sofrem por terem 2 opções: roupa boa na largura, mas no comprimento é a famosa "senta, cofrinho" ou a roupa que não mostra cofrinho, mas dá indícios de falsa gravidez de tão larga) existem gordinhos baixinhos (esses usam as camisetas vestidões, as que cabem na largura, mas o comprimento é de capa de bruxo) gordinhos altos (esses fazem milagres, pois nunca vi uma roupa em shoppings que alcance essa faixa) existem pessoas mais cheinhas, que usam o G, as que usam o GG e, vamos enxergar a população, muitas que precisam do XG também, poxa vida!
(Foto da protagonista da série DROP DEAD DIVA,Brooke Elliott, que sempre comenta na série o fato de sofrer pra achar algo que lhe sirva)

E não me venham com o papo de que "se o gordinho ver que o bonito é o magro, ele se sentirá mal por ser gordo e com isso estamos ajudando a saúde do mundo". PELO AMOOOOOOR DE DEEEEUS!!!

1º - Quem disse que gordo é doente? Sou gordinho, faço exercícios, colesterol, diabetes e triglicérides em perfeita ordem, thanks!
2º - Quando um gordo vai comprar roupa e não encontra NADA do seu tamanho, ele fica nervoso e ansioso. E o quê uma pessoa que gosta de comer faz quando fica NERVOSA ou ANSIOSA? Adivinhem... não é tão difícil... ELA COME MAIS!
3º - A maioria das pessoas acima do peso usam roupas que ficam largas e desproporcionais por não encontrarem algo que sirva bem nelas, o que gera uma imagem pior.

Ah, e agora inventaram o tal corte FIT. Pra quem não conhece, ele funciona como a imagem abaixo:


Ou seja, há não ser que você seja uma skinny bitch (magra de ruim), uma pessoa semi-anoréxica ou um Na'vi de AVATAR (esse vestiria o GG tranquilamente), nenhuma dessas caberia em você. São roupas com a mesma largura, que vão aumentando os braços e o comprimento do tronco de acordo com o número. Fica tudo apertado, num gordinho então, praticamente um boneco Goodyear!

Ainda ouvi a vendedora da loja dizer: esse fit é assim mesmo, o P tem que usar o M, o M usa o G, o G usa o GG... Eu perguntei: E o GG se enforca com qual?

Enfim, eu acho bonito ser magro, esbelto, mas acho bonito você ser respeitado pelo que você é. Sou um gordinho que não tem problema nenhum em sê-lo, me gosto, sou vaidoso, mas gostaria que a indústria da moda aprendesse a ser mais abrangente em seus cortes. Roupas são feitas pra você, seja você baixinho, magrinho, gordinho, grandinho, larguinho, troncudinho, peitudinha, bundudinha... Então vamos fazer menos M e produzir mais PP, P, G, GG e alguns XG en respeito aos mais grandinhos tb!


Ah, é... Algumas amigAs lembraram que é bom que a indústria da moda re-aprenda a diferença entre cada um dos tamanhos. Muitas vezes o G é o M repaginado e reetiquetado com 1,5cm a mais. Me poupe. Se tem uma coisa que não dá pra relevar é tamanho de roupa. Seu corpo dedura o erro NA HORA.

Um comentário:

ALly DzZz disse...

Esta relação de roupa/moda/corpos que a vestem, é realmente uma relação complicada! =/
No vestuário masculino ainda tem um porém: a modelagem masculina é basicamente reta. A modelagem feminina constitui-se de curvas e mais curvas, e a maneira como estas curvas são traduzidas no tecido faz toda a diferença no momento de vestir!!

E este é um ponto no qual eu sofro muito também. Não sou necessariamente gordinha, mas estou acima do peso ideal. E pr'a melhorar minha vida, tenho seios grandes, e graças a isto, tenho sempre que optar por blusas dois nºs maiores do que o indicado para minha circunferência de cintura e costas. Assim sendo, elas ficam gigantes no comprimento! =/

Realmente, são vários biótipos, e nem sempre é possível criar peças de roupa em grande escala, que atenda às necessidades de todos eles... Mas é um fato, as tabelas padrões de medidas brasileiras não atendem necessáriamente ao corpo do brasileiro (e principalmente, da brasileira). Estas tabelas precisavam de fato serem revistas...

Apesar de quê, algumas grifes utilizam da modelagem como uma forma de restringir suas peças ao público que eles querem de fato, atingir! Modelam as peças de maneira que só funcionem em corpos magros, esbeltos! Em garotas com pouca cintura, ou com uma medida de seios pequena... Enfim, é uma forma de boicote! Isto é lamentável... É uma das coisas que mais odeio no ramo de moda! É uma das coisas que eu adoraria mudar! =)