sexta-feira, 19 de março de 2010

10 Verdades sobre... filmes-pipoca

Filmes- Pipoca são filmes feitos para agradar a maioria do público, não buscando originalidade ou conflitos psicológicos, mas entretendo-nos da maneira mais lúdica e divertida possível. Mestres na área como Rolland Emmerich ( O Dia Depois de Amanhã, 2012), Michael Bay (Pearl Harbor, Bas Boys) e o produtor Jerry Bruckheimer (a lista deste é interminável) ganham rios e rios de dinheiro agradando de maneira básica e eficiente. Mas esse post tem como função elucidá-los para evitar surpresas facilmente evitáveis em tais filmes.

#VERDADE1 - A Trilha Sonora


Ela é a sua maior aliada em tais filmes. Ela sempre se intensifica quando algo vai te assustar, se calando completamente segundos antes do tal susto.
O início de uma música alegre no meio de um diálogo indica que a cena está acabando e que esta cena não influenciará no entendimento do filme, ótima oportunidade para um pipi-room.
Quando um personagem ambiguo (aquele que você não sabe ser bom ou ruim) aparece e junto a ele vem uma trilha sinistra... ele é ruim.
O fundo romântico que aparece quando os protagonistas conversam é a trilha sonora final do filme, cantada por uma sensação loira... em casos de filme de ação é sempre o fundo musical que acompanha frases de efeito do protagonista como: "Eu encontrarei uma saída" ou "Este não é o fim..."

#VERDADE2 - A personagem "cômica"


Existe em todos os filmes-pipoca. Tem história completamente ignorável para o desenrolar da trama e sua função é aliviar a tensão com frases como "Por essa eu não esperava"... "Não dá tempo nem para um lanchinho" ou "Não era assim que eu imaginava meu final de semana..."
Em filmes de terror eles morrem. SEMPRE
Em filmes de romance eles terminam sozinhos ou com uma personagem levemente engraçada e esquisita que aparece poucas vezes no filme. SEMPRE
Em filmes de ação, eles se ferem, mas não morrem, e soltam a última frase do filme. SEMPRE
São atores cujo rosto você verá o resto da vida, e ficará com a pergunta "de onde eu conheço esse cara?"

#VERDADE3 - A personagem "louca"


Presença em filmes de ação ou catástrofe, e é fácil de ser identificada pois:

Sempre aparece depois de uns 20 minutos do filme.
Tem uma cena importante, quase um monólogo, aonde entrega o que irá acontecer nos próximos 80 minutos.
Ninguém acredita nesta personagem.
Ela SEMPRE está certa.
Em 80% dos filmes morrem, com um sorriso no rosto, como se dissessem "Eu avisei", e em alguns filmes elas chegam a falar tal frase.

#VERDADE4 - Crianças irritantes


Essas são figurinhas carimbadas em filmes catástofres. Quando relacionadas a personagem principal (filhos), não gostam de seus pais, gritam, tem frases ácidas, viram os olhos pra tudo que o protagonista faz. Mas não se iludam, num dado momento, o protagonista terá atitude tamanho heróica que a criança passará a admirar e defender seu pai, tendo uma mudança de personalidade quase de Ruth e Raquel.
Ah, as pestes NUNCA morrem. NUNCA.

#VERDADE5 - O assassino


É sempre aquele que dá mais dicas de quem pode ser o assassino. Como o melhor amigo, o namorado...
Quando o filme é mais sério, é o personagem que menos aparece, como o mordomo, a empregada...
NUNCA é a pessoa que o filme aponta nos primeiros 40 minutos. NUNCA.
Em filmes de assassinos definidos (Freddy Krueger, Jason...) eles morrem temporariamente e matam geralmente o elenco inteiro com a exceção da pessoa que estiver na capa do filme.
A explicação do porque a pessoa virou um assassino sempre vem em flash-backs. E nestes sempre aparece um ator ou atriz velho e estranho.

#VERDADE6 - Cenas Desastrosas


Em filmes pipoca de ação ou aventura sempre rola uma destruição. Às vezes um tiroteiro, uma explosão, ou a demolição de uma cidade inteira, como em filmes catástrofe, mas você não precisa ficar aflito, pois...

As personagens nunca morrem ou se machucam nessas.
O veículo usado (sempre tem 1) seja ele carro, moto, avião, ficará todo arranhado, faltando pedaços, mas cumprirá seu papel até o final da cena, depois, provavelmente, dará problemas.
Tem sempre a cena de 1 personagem olhando pela janela a destruição em si para os efeitos especiais cumprirem pelo que foram pagos
Tiros acertam todos os figurantes. É sério: TODOS.
Explosões são menos barulhentas que na vida real. Possibilitando até diálogos durante estas.
Após o ápice da cena, os diálogos ocorrem com um silêncio de fundo impressionante, como se o fim do mundo esperasse, sabendo que frases importantes estão sendo ditas.

#VERDADE7 - Personagens MELODRAMÁTICOS


Aquela personagem que é amigo, parente, conhecido de alguém que realmente importe para o filme e tem uma história trágica, como por exemplo estar preso num local que obviamente será destruído ou esperando um ente querido... estas pessoas tem 2 opções no filme:
1 - Morrerão, olhando para seu fim com olhos lacrimejados e frases que magoem seu coração como: A culpa é de todos nós.
2 - Sobreviverão em uma escapada impossível, abraçarão seus entes queridos e serão esquecidos pelo roteiro daí por diante.

#VERDADE8 - Políticos


Filmes pipoca sempre contam com decisões que influenciam todo um país, ou uma organização, daí a importância de um político, que tem 3 perfis

- O TEIMOSO - Não é alguém ruim, mas ele insiste que o protagonista está errado em sua teoria. SEMPRE mordem a língua e acabam ajudando no que podem. Chance de morte: 85%
- O BONZINHO - Acredita no protagonista, mas tem um acessor DO MAL que influencia suas decisões até o climax do file (geralmente depois de 1hora e 10 de filme) quando dispensa o acessor com frases de efeito que fazem a platéia dizer : Toma, seu filho da mãe! e começa e reagir. Chance de morte: 55%, e sempre mortes bonitas
-O MALVADO - Esse assume a perversão e faz todo o tipo de artimanha para atrasar a história do filme. Devemos agradecer a presença destes, pois sem eles o filme teria 23 minutos. Chance de morte: 100% e a morte é sempre feia e dolorosa, como um presente para a sanguinolenta platéia.

#VERDADE9 - A mocinha


Existem 2 vertentes destas, mas todas são bonitas, inteligentes e seus cabelos nunca ficam desarrumados. NUNCA

- A CO-PILOTA - Mocinha que auxilia o mocinho o filme todo, luta bem, sobrevive e ainda pensa melhor que o protagonista, sendo chave fundamental para a resolução do enigma. Ouçam bem seus diálogos, eles só existem para que nós entendamos o filme melhor.
-A SOFREDORA ARREPENDIDA - Esta tem um conflito no começo do filme com o protagonista e eles ficam separados boa parte da película. Mas no final elas SEMPRE voltam. SEMPRE. E com um beijo acompanhado pela trilha sonora já comentada.

Ah, quando os olhos destas são focalizados, segure a respiração, na sequência o mocinho sofrerá em cenas DE TIRAR O FÔLEGO!

#VERDADE10 - Quanto ao final


Pare de sofrer. Bons filmes pipoca NUNCA MATAM SEUS PROTAGONISTAS, a não ser que tenha Ben Affleck no elenco (Armageddon, Pearl Harbor...). Então relaxa e divirta-se!

Nenhum comentário: