terça-feira, 23 de março de 2010

10 Verdades sobre... as Inspirações de Hollywood

Sabemos que o Velho Guerreiro Chacrinha disse que "Na TV nada se cria, tudo se copia", e já estamos acostumados a ver um quadro surgir em um programa e, semanas depois, o canal concorrente dá um Ctrl + C e Ctrl + V trocando apenas o nome da atração, por questões judiciais.
Porém, no cinema, os criativos roteiristas conseguem "maquiar" suas cópias adaptando cenários, meios-sociais, gêneros, e transformando sua cópia em inspiração, que geralmente nem é creditada, então separei 10 inspirações, umas óbvias, outras bem escondidinhas, para você, leitor, ficar mais atento no fato de que o "Inédito" nem sempre é tão novo assim...

#1 - Romeu e Julieta

As obras de Shakespeare são de longe as mais inspiradoras no cinema. E a história de amor entre jovens de famílias rivais, os Capuletto e os Montecchio, já foi reformulada de inúmeras formas e épocas, listo três de suas... inspirações.
  • West Side Story ou Amor Sublime Amor - O Musical conta a história de Tony e Maria, jovens de raças diferentes e rivais que precisam defender seu amor. Precisa dizer mais?
  • Titanic - Esse é só por um barcão na história de Shakespeare e uma Kate Winslet com pneumonia.
  • A Dama e o Vagabundo - o desenho famoso adapta caninamente o conto de um amor entre dois mundos diferentes.
  • E nem preciso falar de Crepúsculo...
#2 - E o Vento Levou


O filme, baseado na obra de Margareth Mitchell é um marco no cinema, trazendo uma protagonista ambiciosa e teimosa que perde suas terras e precisa lutar por seu sustento, unido isso temos a guerra e um conturbado romance. Interessante que temos 2 filmes fortemente inspirados e com a mesma protagonista, que são:

  • Cold Mountain - Tire a chatisse de Scarlett, mantenha a cabeça a frente da época, os vestidos esvoaçantes e a luta pela terra, ponha Nicole Kidman e um Jude Law perdido na guerra... olha!
  • Austrália - Mantenha a teimosia, a determinação pela terra,. os negros escravos de O Vento se tornam aborígenes e o amor óbvio porém contrariado entre a donzela e um cavalariço (Hugh Jackman) que acaba em quê? Guerra!
#3 - Hamlet


Outra obra de Shakespeare já realizada com o texto original (por Lawrence Olivier, Keneth Branagh e Mel Gibson) aonde príncipe perde seu pai e desconfia que seu tio o matou para assumir o trono. Ele foge por um tempo, para armar sua vingança contra o traidor que ficou com sua mãe, e deixa seu amor esperando-o.
Esta obra famosa tem a adaptação mais clara e não creditada da história

  • O Rei Leão - Basta ler a história acima e trocar príncipe por Simba, pai morto por Mufasa, tio por Scar, rainha por Sarabi e amor esperando por Nala... viu só?
#4 - Alice no País das Maravilhas


A clássica história de Lewis Caroll já adaptada em desenho e filmes tem a história de criança que viaja em sua própria imaginação, enquanto lia um livro, para um mundo cheia de fantasia e personagens que espelham os perfis da humanidade de maneira exagerada e divertida, ainda reforçando o fato de que toda criança é curiosa.

  • A História sem Fim - Sebastian, lendo um livro, vai para o mundo de FANTASIA, aonde encontra personagens absurdos que precisam fazer com que ele acredita na sua imaginação e lutar contra o fim da Fantasia em si.
#5 - Indiana Jones


As histórias do professor de arqueologia que se envolvia nas maiores aventuras em busca de artefatos históricos escondidos... lembra algo como...

  • Tomb Raider - preciso falar?
  • A Múmia - preciso falar?
  • O Código da Vinci - preciso falar?
#6 - Pocahontas


Em meados de 1600, um navio chega ao Mundo Novo da América do Norte. Em busca de ouro, o soldado John Smith começa a explorar o local, encontrando a índia Pocahontas, espiritualista que sempre recorre a Árvore Willow para saber o que fazer e ama a floresta e os animais. Recebido pela tribo, John aprende com Pocahontas a caçar, sobreviver e a amar as coisas que ela ama. Pocahontas está prometida de casar-se com Kocoum, que tenta tirar John do caminho, mas acaba morto em batalha pelos colonizadores. A exploração do novo mundo faz com que os índios tentem impedir a destruição de seu lar, e John é acusado de espião e ameaçado de morte. Porém ao ver sua boa intenção, Pocahontas o liberta e lutam juntos. 

  • AVATAR - Troque:
    • 1600 por 2154
    • navio por nave
    • colonizadores por humanos
    • América do Norte por Pandora
    • Ouro por Unabitanium
    • John Smith por Jake Sully (mesmas iniciais)
    • índia por Na'vi
    • Pocahontas por Neytiri
    • Kocoum por Tsu Tey
E a história, meus amigos, é a MESMA.

#7 - A Megera Domada

Mais um Shakespeare, neste, com a comédia sobre a temperamental Catarina, filha de homem rico e viúvo que não aguenta mais a filha em casa e procura pretendente desesperadamente, mas o gênio da mocinha afasta os candidatos, que desejam sua irmã mais nova, Bianca, apaixonada por seu professor. Porém esta só pode casar depois que Catarina desposar-se. Para a birrenta moça, sobra o matuto Petrúchio, rapaz brejeiro e tão ignorante quanto a moça. Na versão original os papéis principais foram de Elisabeth Taylor e Richard Burton.

  • 10 Coisas que eu Odeio em Você - A mesma história, modernizada, aonde Julia Stiles é Catarina, Heath Ledger Petrúchio, mantem-se Bianca e o professor, nesta adaptação um aluno que lhe dá aulas particulares.
  • Kiss me Kate ou Dá-me um Beijo - Musical da Broadway adaptado no cinema com a história se passando no subúrbio de Nova York, Catarina se torna Kate e Petrucchio se torna Peter. Mesma base.
#8 - My Fair Lady


O clássico musical, baseado na obra O Pigmaleão fala sobre a tentativa de professor de Linguística, o sr. Higgins transformar moça brejeira, Eliza Doolitle em um membro da alta-sociedade. O original foi belamente interpretado por Rex Harrison e Audrey Hepburn

  • Uma Linda Mulher - Julia Roberts é a prostituta que com a ajuda do playboy Richard Gere deve se passar por uma mulher fina e elegante.
  • O Diabo Veste Prada - troque o homem da alta-sociedade pela potência da Moda Miranda Priestley (Meryl Streep) e seu jogo de gato e rato para ensinar a brega Andrea Sachs a ser alguém do ramo.
#9 - Yentl


Esse filme de Barbra Streisand foi pouco divulgado no Brasil, mas é muito querido pelos americanos. Conta a história de filha judia que perde o pai e precisa se passar por homem para não se casar como todas as mulheres de sua vila, e poder estudar, seu sonho que era inalcançável por ser uma mulher.

  • Mulan - troca a judia pela chinesa, o estudo didático pelo estudo do Samurai... e é isso. Ah, assim como Yentl, Mulan se apaixona por seu companheiro de estudos.
  • Victor ou Victoria - Musical aonde corista não consegue emprego por ser mulher, numa França que preferia shows de transformismo. Então decide se passar por homem vestido de mulher para alcançar seu sonho. Se apaixona por magnata do ramo.
#10 - Grease


Durante as férias de verão, dois estudantes, até então de escolas diferentes tem um flerte. Ao voltar as aulas, descobrem que a menina foi transferida para a escola dele. O romance pode continuar, mas pra isso o rapaz precisa rever seus conceitos sobre sua popularidade no colégio e escolher entre o que seus amigos pensam ou o que seu coração diz
  • High School Musical - e me recuso a explicar.

Ainda existem muitas outras inspirações, mas ficamos com essas 10, e fique sempre atento, elas estão entre nós!

Nenhum comentário: