quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Arte de dar RT

Faz algum tempo venho reparando que os usuários do Twitter, numa análise geral, sentem dificuldade em entender para que serve o tal RETWEET, então na dúvida dão RT em qualquer pataquada que seja escrito, ainda mais por alguém conhecido. A porcentagem é medida assim:


18% - Mensagens retwitadas com um propósito
24% - Qualquer coisa que um famoso tenha dito
58% - Qualquer coisa que um famoso, humorista, de preferência do CQC, tenha escrito.

Então, preocupado, decidi fazer um manual que possa ajudar aquele seu amigo ou amiga empolgado(a) com o Twitter a utilizá-lo com mais sabedoria:

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO RETWEET



Retwitar uma mensagem tem como propósito básico:

1 - TRANSMITIR a seus followers uma mensagem que você tenha recebido e cujo conteúdo combine com a sua opinião

2 - Este conteúdo deve fazer sentido também para seus seguidores, e não só pra você.

3 - Divulgar uma mensagem que precise ser espalhada para atingir a massa.

4 - Algo inteligente ou irreverente que você gostaria de ter escrito e acha que seus followers mereçam ler.


Ainda dentro dessas regras, alguns pensam: Ah, mas eu sigo isso! Porém tem as ressalvas:



1 - Mensagens de pessoas FAMOSAS e que tem MUITOS SEGUIDORES são automaticamente isentas da necessidade de RT. Porque, pense. Se elas são tão conhecidas, significa que quem quer saber o que aquela pessoa escreve JÁ ESTÁ O SEGUINDO!!!! Aqueles que não o seguem não dão a mínima para seus comentárioas, por mais irreverentes que sejam.


2 - Não se retwita mensagens pessoais, de fatos que ocorreram com aquela pessoa, ainda mais quando o texto se está em primeira pessoa. Exemplo, o @DaniloGentili escreve: "Estou no trânsito parado a 2 horas no pedágio chamado Sem Parar" . Ele está no trânsito. ELE. Então, há não ser que você seja o passageiro ou alguém que também utiliza o celular ao volante nas paradas de pedágio naquele momento, NÃO FAZ SENTIDO você retwittar algo que acontece com outra pessoa só porque seu humor burlesco achou engraçado!! E ainda se reforça a regra anterior, quem gostaria de saber aonde o Danilo Gentili está, já o segue!


3 - Retwittar mensagens de 1 palavra só, como "SONOOOO" ou "HAHAHAHAHAHAHA" só provam que você é alguém muito preguiçoso ou que não tem criatividade suficiente para transmitir o mesmo recado com outro texto.

4 - Cuidado ao retwittar mensagens interessantes mas que só você ou seu clã de nerds ou amigos estrangeirizados entendam, como por exemplo: "Nada como passar o FDS vendo o S06E04, baazinga pura!" . Não somos obrigados a falar ROMULANO nem a saber o que está acontecendo em LOST.


Espero que as dicas tenham ajudado você, amigo twitteiro a utilizar melhor seu perfil. Quero salientar que gosto dos humoristas do CQC e os sigo também, mas me irrita o fato de que, se o @rafinhabastos escrever MIOJO, pelo menos 73 followers retwitaram a inutilidade. Vamos nos esforçar para que a MALDITA INCLUSÃO DIGITAL não polua o nosso microblog favorito.

Nenhum comentário: