sexta-feira, 25 de junho de 2010

Nota Rápida - Dia sem Globo

O Twitter brasileiro faz uma campanha em apoio ao técnico Dunga, pedindo para que hoje, em especial durante a transmissão do jogo do Brasil, nós não vejamos a Rede Globo. Alguns pedem que tal ato seja o dia todo. Apoio a idéia no sentido de força de vontade e respeito ao técnico, mas quero lembrá-los que talvez essa manifestação não resulte em nada no chamado IBOPE. Isso porque...

1 - O IBOPE é medido não pela sua tv de casa, mas sim por aparelhos espalhados em algumas casas de SP e RIO aonde família recebem para ter sua audiência contabilizada. O que nós vemos em casa, há não ser que você seja uma dessas famílias contratadas pelo instituto Ibope, é irrelevante para tal contagem. A pontuação do IBOPE é como se o censo fosse feito em 1 casa de casa bairro e a resposta daquela casa representa-se o que o bairro inteiro é.

2 - Existe atualmente a contagem de SHARING, que é o número de televisores que contém sinal digital ou via satélite (tvs por assinatura) que estão naquele canal. Essa sim é uma contagem mais válida, pois todos que tem um aparelho de tv por assinatura ou a tv digital informam a seus respectivos satélites em qual canal estão.

Porém, se você não é do IBOPE, ou não tem TV digital, sua transmissão, caro amigo, é irrelevante.

Reforço que não digo isso para destruir a campanha, mas só para que, quando o resultado do IBOPE sair, você não se decepcione tanto com seu esforço.

Nenhum comentário: