sábado, 22 de maio de 2010

Especial - ITÁLIA

Sempre que uma novela da emissora que todos sabem qual é estréia, algum tema abordado por esta torna-se assunto nacional, tudo isso graças, é claro, ao Fantástico. Confesso ser admirador de novelas, quando bem contadas e quando sua trama não fica numa mesmice da classe alta carioca com bossa-nova, Leblon e problemas sociais (desculpe Manoel Carlos), e confesso estar acompanhando e gostando de Passione, que está mostrando belas imagens da Itália, país tão sonhado como viagem ideal, tão marcado históricamente e retratado em tantos filmes. Aqui escolho 10 filmes que não necessariamente são de diretores Italianos (senão seriam 9 filmes do Fellini e 1 do Roberto Bennini) mas filmes que você encontra na video-locadora mais próxima. Então pega uma pizza, abre um vinho e Buon Divertimento!
----------------------------------------------------------------------------------------------

#01 - SOB O SOL DA TOSCANA

O romance estrelado pela indicada ao Oscar, e pessoalmente acho uma das atrizes mais naturais em cena, Diane Lane (de Infidelidade e Noites de Tormenta) é um filme de narrativa feminina, mas com uma história que agrada a todos. Mulher sofre divórcio complicado aonde perde tudo devido a manobra ardilosa do advogado do ex-marido. Decidida a mudar de vida, vê uma casa a venda na Toscana e decide tentar a vida num país desconhecido. Embarcamos então na saga pessoal desta mulher, seus amores, dificuldades com língua, uma cidade linda, paisagens magníficas, uma homenagem a La Dolce Vita... enfim, uma agradabilíssima visão do Interior do País.

----------------------------------------------------------------------------------------------
#02 - NINE

O filme que chega este mês às lojas, é um musical inspirado na obra 8 e 1/2 de Fellini. Nesta obra de Rob Marshall, que eu gosto muito como diretor, seus filmes como Chicago e Memórias de uma Gueixa são de uma beleza cênica arrepiante, Daniel Day Lewis (Sangue Negro, Gangues de Nova York) é Guido, diretor de cinema italiano que perdeu sua fonte de inspiração e precisa entregar um filme já pago para seus produtores. Segue daí a busca de Guido por uma motivação e uma análise sobre sua vida, altamente influenciada pelas mulheres que passaram por ela. Das mulheres temos um elenco estelar com Nicole Kidman, Kate Hudson, Marion Cotillard (linda no papel), Penelope Cruz (rouba a cena, mais uma vez), a surpreendente Fergie, Sophia Loren e a encantadora Judy Dench fecha o elenco. Números musicais bonitos, infelizmente Day Lewis não sustenta bem o papel, mas o filme é valido como obra de arte. Cenários e ambientações na Itália lindos, figurinos, canções, a produção toda é luxuosa. 
----------------------------------------------------------------------------------------------
#03 - GOMORRA

Tido como o Cidade de Deus Italiano, o filme indicado ao Globo de Ouro, com 23 prêmios pelo mundo todo, é uma visão crua e intensa sobre a máfia de hoje no país das massas. A história gira em torno de 3 personagens, um mensageiro de traficantes, um alfaiate que presta serviços ilegais e um senhor que faz pagamentos a famílias cujos patriarcas foram presos ou mortos. Daí desenrola-se os problemas desses personagens e de outros habitantes de Nápoles, fortemente influenciados pela máfia dos Camorra. Violento, intenso, boas atuações e uma visão menos poético, mais real sobre a vida nos subúrbios italianos.
----------------------------------------------------------------------------------------------
#04 - QUANDO EM ROMA...

Esse é bem recente, ainda não está nas locadoras nem nos cinemas, mas tem previsão de chegar mês que vem, é uma comédia romântica com 2 astros conhecidos por séries, Kirsten Bell (Heroes) e Josh Duhamel (Las Vegas). No filme, jovem desiludida pega moedas de uma fonte aonde pessoas fazem pedidos de amor, interferindo na vida das pessoas que fizeram seus desejos e gerando a curiosidade de um jornalista que suspeita da moça estar envolvida, uma vez que ela passa a ser perseguida pelos homens que desejaram alguém na fonte. Uma comédia leve, simples, mas gostosa de assistir, boa pedida se sair no dia dos namorados, tem o clima romântico da Itália para embalar os corações.
----------------------------------------------------------------------------------------------
#05 - ANJOS E DEMÔNIOS

A segunda incursão de Robert Langdom (vivido por Tom Hanks) nos cinema é bem melhor que a primeira. Se em Código DaVinci os cenários eram melhores que o roteiro, que nos deixava confusos e parecia correr pra nos contar o que se passava, nesta nova aventura, Ron Howard parece acertar o tom, com interpretações muito convincentes de todos, e com uma história mais fácil de se acompanhar. Neste, Langdom é chamado para investigar nada mais nada menos que a morte do Papa, que parece estar envolvido com um ato da sociedade secreta dos Iluminati e que envolve também a utilização de uma cápsula de anti matéria que pode levar o Vaticano pelos ares enquanto os Cardeais do mundo todo estão enclausurados para votar no novo papa. Junto a isso, uma promessa de que, enquanto eles não acham a bomba, 1 cardeal será morto por hora em um ponto estratégico da Cidade-Igreja. Um filme gostoso de assistir, inteligente, dinâmico, com todas as reviravoltas que os livros de Dan Brown permitem, e o único a retratar o Vaticano em detalhes.
----------------------------------------------------------------------------------------------
#06 - FEITIÇO DA LUA

O clássico filme de Cher e Nicholas Cage é uma boa pedida para conhecer não o país, mas uma clássica família Italiana, com suas comidas, gestos exagerados, brigas, amores e união. No filme Cher é uma mulher que já passou da idade de se casar e finalmente está comprometida. Seu noivo tem assuntos a resolver e a deixa acompanhada pelo irmão, um homem grosseiro e sem o mínimo senso romântico. Mas é por este que ela se apaixona de verdade, desencadeando seu problema. O filme tem um ritmo gostoso, trilha sonora bem característica, a canção THAT'S AMORE ficou famosa com ele, e é um daqueles momentos que você se diverte com cenas que já viveu com seus parentes, no estilo Casamento Grego.
----------------------------------------------------------------------------------------------
#07 - UMA SAÍDA DE MESTRE

A refilmagem de Um Golpe à Italiana, com Michael Caine, tem um elenco estrelado por Mark Wahlberg, Charlize Theron e Edward Norton aonde criminoso é traído por parceiro de roubo e começa a arquitetar sua vingança, envolvendo golpe que acontecerá na Itália. O filme é marcado por um clima estilo Onze Homens e um Segredo, sendo mais sério, misturado com 60 segundos e com uma perseguição de carros de tirar o fôlego. Boa pedida para conhecer as ruas da Itália em alta velocidade.
----------------------------------------------------------------------------------------------
#08 - O PODEROSO CHEFÃO

Se Gomorra fala da máfia atual, a trilogia de Francis Ford Copolla fala da clássica máfia Italiana ambientada nos Estados Unidos da era da Lei Seca. Os Corleone e seus inimigos, imortalizados pelas figuras de Marlon Brando, em uma das melhores atuações que vi na vida, Al Pacino e Robert DeNiro é a clássica trilogia que você deve assistir antes de morrer. O ritmo, as falas inesquecíveis, as cenas de provocação entre as famílias, os discursos de pai e filho e do orgulho em ser daquela família italiana, tudo em perfeito tom, seguindo belamente a obra de Mario Puzo. Uma trilogia pra se ter na sua coleção.
----------------------------------------------------------------------------------------------
#09 - A VIDA É BELA

Esse é bem conhecido, creio que todos já assistiram, mas é uma bela fábula de guerra ambientada na Itália e, na minha opinião, o único trabalho válido do maluco Roberto Bennini. A Vida é Bela é sobre o amor de um pai por seu filho que rompe as barreiras da guerra e do sofrimento. As soluções quase mágicas que o pai tem para maquiar o que acontece ao redor de seu lar enquanto o mesmo sofre com todas as consequências desta é de arrepiar e fazer chorar facilmente.
----------------------------------------------------------------------------------------------
#10 - COM UM PARAFUSO A MENOS

Comédia com o clássico Mel Brooks (criador de Os Produtores, A História do Mundo, Drácula Morto mas Feliz). No filme, industrial italiano sofre ataque cardíaco ao brigar com seu filho, e hospitalizado, pede a ele que encontre um velho amigo soldado que salvou sua vida. Ao ir atrás do soldado, ele descobre que o tal soldado está no hospício. Mas, para fazer a vontade do pai, tira o doido do local e o leva para Milão, sendo seguidos pela médica deste. Mel Brooks tem cenas impagáveis, e é aquela comédia rasgada, com cenas hilárias, de doer a barriga.

Agora é alugar e embarxar nessa DOLCE VITA ITALIANA. ARRIVEDERCI!

Nenhum comentário: